Pular para o conteúdo

Novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez diz que pretende continuar ‘trajetória de cuidado da Igreja com o povo’

Após ser anunciado pelo Papa Francisco como novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez informou que a chegada a capital para iniciar seus trabalhos será no dia 25 de fevereiro, quando assume as atividades antes realizadas por Dom Jacinto, que renunciou ao cargo.

“Eu ainda estou concluindo aqui as minhas atividades como administrador apostólico da diocese de Parnaíba, com tudo aquilo que supõe isso, né? O rompimento, mas a continuidade dos trabalhos que a gente já tinha programado”, explicou Dom Juarez.

Como novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez pretende iniciar as atividades encontrando com a população da capital. Segundo ele, a nomeação vinda do Vaticano foi recebida com surpresa.

“Vai acontecer aquele encontro com as pessoas, primeiramente com as pessoas, com as comunidades, as pastorais, com o clero, com o diáconos. Desse encontro o conhecimento mútuo, para que a gente possa dar continuidade a belíssima trajetória de cuidado da Igreja com o povo, sobretudo com os pobres, que marcam a arquidiocese de Teresina” falou.

Novo arcebispo

O novo arcebispo de Teresina nasceu em Cabeceiras do Piauí. Cursou ensino fundamental na cidade natal, já o ensino médio foi realizado no seminário da Assunção, em Jacarezinho (PR).

Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito nesta Igreja particular.

Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez de Souza da Silva, e um agradecimento a Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Ordenação e funções anteriores

Foi ordenado diácono em julho de 1993, na catedral de Santo Antonio, em Campo Maior (PI); em março de 1994 tornou-se presbítero na matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras; sagrou-se bispo maio de 2008 na catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde seu exerceu seu ministério episcopal, até ser transferido para a diocese de Parnaíba, como bispo coadjutor.

Ao ser nomeado coadjutor pelo Papa Francisco em 2016, dom Juarez passaria a ser o próximo bispo diocesano de Parnaíba, fato ocorrido no dia 24 de agosto do mesmo ano, por ocasião da acolhida da renúncia de dom Alfredo Schaffler.

Exerceu as seguintes funções anteriores ao episcopado: administrador da paróquia de São José, em Altos, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do seminário maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), de 2002 a 2008; Professor de História da Igreja e Patrística, de 1998 e de 2002 a 2007.

Fonte: G1 Piauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração