Pular para o conteúdo

Novo Mercado Municipal de Oeiras inicia funcionamento

No dia 14 de outubro foi inaugurado o novo Mercado Público de Oeiras, com uma infraestrutura diferenciada e moderna. O local abrigará os feirantes, lojistas, outros serviços e setores. E neste domingo, 05, o mercado começou a funcionar a todo vapor.

19
Durante o ano de 2016, a Prefeitura Municipal em parceria com o SEBRAI- PI, realizou capacitações com os comerciantes da feira, para melhorar o atendimento ao público, manuseio dos produtos e preservar o espaço. O empreendimento deve gerar cerca de 520 empregos diretos. Destes 480 comerciantes já estão cadastrados, as demais vagas serão lançadas em um edital para o certame licitatório.
Secretaria de Indústria e Comércio
Segundo a secretaria Carla Martins, o papel principal da repartição é fomentar o desenvolvimento, a geração de emprego e renda. O mercado terá a sua própria administração, e qualquer atividade que estiver acima dessa administração a responsabilidade será da SEMIC e do Prefeito.

DSC 7848

“Ficamos responsáveis na construção dos contratos, assinaturas, chamar as pessoas para que venham conhecer o mercado e fazer a capacitação elas, para que estejam de fato habitas para conviver em grupo, melhorar a qualidade do atendimento e saber preservar o espaço”, explica a secretaria.
Normas de Funcionamento do Mercado
Foi formado uma equipe de boas práticas voltadas para o setor de alimentos, e dentro das normas utilizaram como guia, as resoluções federais de vigilância sanitária, para enquadrar dentro do novo mercado.

DSC 7814
Assim relata a nutricionista Erica Moura “como todo estabelecimento que fornece alimento tem que se cumprir as normas básicas como: usar equipamentos de proteção individual, que também evita riscos para quem vai consumir […] Evitar possíveis contaminações cruzada, os roedores, prejuízos a população e as pessoas que estão fornecendo os produtos[…] É um avanço na saúde, na organização por que o consumidor vai ver um produto com riscos minimizados”.
Vigilância Sanitária

A Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município Lívia Rego esclarece que além das normas “também faremos semanalmente inspeções, a princípio estamos orientando o que pode ou não fazer, para que o mercado funcione dentro das normas sanitárias”.
DSC 7799

Futuro do Comercio Local
Tem comerciantes que trabalham na feira antiga há 50 anos, criaram seus filhos, netos, conseguiram sobreviver do comercio ambulante no centro da cidade. Como é o caso do Raimundo Soares que trabalha há 38 anos na feira e vai deixar esse ramo.

Raimundo
“Eu vendo de tudo, ervas medicinais, produto de costura, funil, lamparina, baladeira […] Tudo o que tenho tirei daqui, criei minha família aqui. Mas eu já me cansei de feira, e agora tenho um outro comercio”.

Mas, seu filho herdou o prazer pelo comércio e vai continuar na feira. Agora com a nova estrutura do Mercado Público Municipal, Werder Sulivani vende produtos tecnológicos e tem boas expectativas para o novo estabelecimento, “eu penso que vai ser melhor para todo mundo, teremos a segurança que não temos aqui, porque na feira antiga eu levo e trago todo dia os meus produtos”.

werlen
Ocupando uma área de 41.325,42 m², a obra recebeu investimentos da ordem R$ 11.999.539,39, recursos oriundos do Governo do Estado.

 

Fotos: Thamires Carvalho

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração