O consórcio que administra a tecnologia USB anunciou as especificações do novo padrão USB4 2.0. A nova tecnologia poderá atingir velocidade de até 80 GB/s usando os atuais cabos USB-C, o que é o dobro do USB4 1.0, anunciado em 2019 e que atinge velocidade de até 40 GB/s. O novo padrão será retrocompatível com as gerações anteriores (até o USB 2.0) e com o Thunderbolt 3. A divulgação ocorreu na semana passada, mas os detalhes da novidade serão revelados em um evento para desenvolvedores em novembro de 2022.
No entanto, o USB Promoter Group adiantou que a mudança do USB4 2.0 será sobretudo física, com o uso de cabos ativos USB Type-C aliados aos atuais cabos passivos USB-C de 40 GB/s para alcançar a velocidade de transferência de 80 GB/s.
O novo protocolo ainda permitirá que os atuais cabos USB 3.2 superem o limite de 20 GB/s quando usados em conjunto com outros padrões, como o DisplayPort. Além disso, há a expectativa de melhorias no USB Power Delivery, o que pode significar recargas mais rápidas usando o cabo USB.
De acordo com o presidente do USB Promoter Group, Brad Saunders, essa evolução no USB irá beneficiar principalmente produtos que conectam diversos dispositivos usando uma única entrada, como múltiplos displays, dispositivos de armazenamento e hubs USB. O consórcio que administra o padrão é formado por diversas gigantes da tecnologia, como Apple, HP, Intel e Microsoft.
O padrão USB4 foi anunciado em 2019 com a promessa de alcançar velocidades de até 40 GB/s, porém até hoje ele ainda é pouco utilizado. Uma das novidades do padrão foi a compatibilidade com o cabo Thunderbolt da Intel. Em parte, isso é explicado pela recente decisão da União Europeia de obrigar todos os smartphones vendidos no bloco a terem entrada USB-C. O mesmo debate foi aberto nos EUA, o que deve afetar sobretudo os iPhones da Apple, que utilizam o cabo Lightning.
Fonte: TechTudo com informações de ZDNet e Tom’s Hardware