Nem todo mundo dispõe de muito tempo durante o dia para passar na academia. Por isso, essas pessoas precisam otimizar o tempo que possuem e fazer escolhas acertadas na hora de se exercitar. Mas, afinal, o que privilegiar quando só se tem 30 minutos por dia para a prática de atividade física? Especialistas dão dicas e adiantam que é possível ter resultados em meia hora diária.
TREINO CURTO E DENSO. Nestes casos, priorizar um treino curto, mas denso, pode ser a salvação para quem tem uma rotina cheia de tarefas. Se o objetivo for queima calórica e perda de peso, exercícios de alta intensidade devem ser o foco, com intervalos mais curtos entre as séries, mantendo os batimentos em níveis mais altos por mais tempo.
CARGA MAIS ELEVADA. Já para pessoas que buscam o fortalecimento e o ganho de massa muscular, o melhor caminho é priorizar uma carga mais elevada. Além disso, a divisão de grupos musculares deve ser programada junto com o educador físico, segundo explicou o ortopedista e traumatologista, Daniel Sapatini, em entrevista ao Eu Atleta.
“Somos seres aeróbicos, consequentemente temos mais dificuldade em perder tal capacidade. Entretanto, com o passar dos anos, nossa força e estabilidade vão diminuindo e tornando os exercícios de força mais importantes. Portanto, dê preferência aos exercícios multiarticulares, que utilizam muitos músculos em um só movimento e nos fazendo gastar muita energia durante e após o término dos exercícios”, sugere o professor de educação física e personal trainer, Roberto Lima.
Como aproveitar melhor o treino curto?
Mas afinal, como aproveitar da melhor forma e com mais resultados a meia hora de treino? O mais indicado nesses casos é fazer vários exercícios com poucas repetições ou focar em menos exercícios mas com muitas repetições? “Realizar diversos exercícios com muitas repetições vai depender da carga aplicada. Sempre a carga deve ser suficiente para dar estímulo ao músculo, trazendo alterações das células musculares, o que trará resultados”, disse Daniel.
“Sendo assim, maior carga com menos repetições pode ser uma boa opção nesse caso. É melhor priorizar a maior carga, sempre tendo atenção quanto à prevenção de lesões, respeitando a biomecânica e a capacidade funcional do atleta a ser treinado. Independente do tempo que você tem no seu dia, treine! A constância é que leva aos resultados”, completou.
MUSCULAÇÃO OU AERÓBICO? Para quem tem uma rotina diária corrida e tem apenas 30 minutos para atividade física, o ideal é revezar entre as duas modalidades. “Desta maneira, a prioridade deve ser fazer treinos conjugados e treinos de exercícios compostos, trabalhando dois grupos musculares. Manter a intensidade é importante nesses casos” destaca Daniel.
Fonte: Meio Norte