Pular para o conteúdo

Obras de piauienses são finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico

Duas obras de autores piauienses estão entre os finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico. O professor Idelmar Cavalcante, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com a obra “Inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970)”, e Nêgo Bispo, falecido em dezembro de 2023, com a obra “A terra dá, a terra quer”. Os vencedores serão anunciados na próxima terça-feira, dia 6 de agosto.

A obra “A terra dá, a terra quer”, do piauiense Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, é uma das finalistas no prêmio Jabuti Acadêmico na área de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. O livro traz uma reflexão filosófica sobre os modos de viver, habitar e se relacionar com a natureza a partir da visão do pensador Nego Bispo, que morreu em dezembro de 2023. O pensador é reconhecido como um dos principais pensadores do tema comunidades tradicionais do Brasil, autor de livros, artigos e textos que refletem sobre a resistência negra quilombola, a relação do humano com a natureza e a sabedoria dos povos tradicionais.

O Professor e doutor Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, docente do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus de Parnaíba, também é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Artes, com o livro “Inventário de uma Memória Consagrada: Benjamim Santos nos Interstícios do Teatro Pernambucano (1960-1970)”, publicado pela Cepe Editora. A obra de Idelmar Gomes Cavalcante Jr. explora a trajetória do dramaturgo e diretor piauiense Benjamim Santos, destacando sua importância no teatro pernambucano durante os anos 1960. O livro analisa a contribuição de Santos em um período caracterizado pela censura, enfatizando a tensão entre tradição e modernidade e o papel do regionalismo na formação da identidade cultural. A pesquisa enriquece a historiografia teatral de Pernambuco, como também oferece um panorama das tendências teatrais do século XX no Brasil.

O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado neste ano pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Esta primeira edição da premiação recebeu 1.953 inscrições em suas 29 categorias. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Piauienses que foram destaques na lista de vencedores do Prêmio Jabuti Cineas Santos

Obra: Miolo de Pote da CACHAÇA

Ano: 2005 Categoria: Melhor Livro de Contos e Crônicas

Descrição: Este livro reúne contos e crônicas que foram destaques na lista de vencedores do Prêmio Jabuti.

Assis Brasil Obra: O Salto do Cavalo Cobridor

Ano: 1984

Categoria: Romance

Descrição: O autor, um dos maiores nomes da literatura piauiense, apresenta um romance que mistura ficção e realidade histórica.

João Clímaco d’Almeida

Obra: João Clímaco – Obras Completas

Ano: 1976 Categoria: Poesia

Descrição: Uma coletânea que reúne o trabalho poético completo deste influente poeta piauiense.

Torquato Neto Obra: Os Últimos Dias de Paupéria

Ano: 1982 (postumamente)

Categoria: Poesia

Descrição: Esta obra póstuma reúne poemas e escritos de Torquato Neto, um dos ícones da Tropicália e da poesia marginal.

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração