Pular para o conteúdo

Oeiras: campus da Uespi pode ganhar novos cursos e mestrado em breve

No dia 24 de janeiro de 2022 foi inaugurado o novo campus da Uespi em Oeiras, situado no bairro Parque Leste o prédio é mais amplo e moderno se comparado à antiga sede no Centro.  

Com as novas instalações, alguns questionamentos apareceram: quando irá funcionar?  Terão novos cursos? Como os alunos se deslocarão?  Tendo em vista estas e outras perguntas, o Portal Integração entrevistou o diretor da Uespi (campus de Oeiras), Harlon Homem. 

Em primeiro lugar, Harlon destacou a luta que foi travada para que finalmente a comunidade oeirense conseguisse ter uma sede com estrutura melhor. “Foram seis anos esperando a conclusão desse novo campus , haja vista que nas instalações que tínhamos na Escola Normal com oito salas de aula era impossível qualquer tipo de crescimento. Mesmo as atividades de ensino que já existiam estavam prejudicadas pela falta de espaço”

Conforme o diretor, o novo prédio possui dois blocos, um administrativo e outro com salas. Ao todo são 14 salas de aula dando a possibilidade de funcionarem pelo menos oito cursos e comportar no mínimo 800 alunos distribuídos entre os turnos da manhã, tarde e noite. 

O processo de mudança já iniciou e algumas atividades administrativas já estão funcionando na nova sede, das 8h às 12h, apenas com a restrição de que sejam demandas urgentes por conta das limitações impostas pelo novo decreto estadual contra a Covid.

Possibilidade de novos cursos

Atualmente o campus Possidônio Queiroz possui quatro cursos, Matemática; Letras Português;  História e Pedagogia, mas há a possibilidade que esse número aumente em breve. A partir de março será implantado já no novo prédio o curso de Ciências Biológicas de maneira híbrida, a graduação é fruto de um convênio entre a Universidade Federeal e a Uespi.

podcast 2

“Nós discutimos no nosso documento institucional de planejamento a abertura de três novos cursos nos próximos cinco anos, sendo eles, Ciências Sociais; Psicologia e Artes com dupla habilitação: Música e Artes Cênicas“. Ainda há a possibilidade de um curso de Turismo segundo o diretor.

Além das graduações, há duas especializações em andamento no momento, uma em Direitos Humanos e outra em  Educação, Cultura e Regionalidades. A oferta de pós graduação ainda  pode ampliar com a vinda de um mestrado. “Temos a perspectiva também de ofertar um mestrado acadêmico nos próximos cinco anos

Alguns percalços

Apesar da nova conquista, a comunidade uespiana ainda têm alguns obstáculos pela frente, um deles é o transporte para deslocamento de alunos e servidores. “Oeiras infelizmente não é pensada para pedestre ainda, então a gente tem uma realidade muito forte que é sair da Rodagem de Floriano por exemplo e ir até o Parque Leste ou mesmo do Centro ao Parque Leste, alunos do IFPI já enfrentam essa realidade”, pontua Harlon.

Outro problema é o investimento em novos colaboradores, a instituição conta com 36 servidores, o diretor reitera que é necessário um concurso para compor a grade de professores,  principalmente para o curso de Matemática que não tem nenhum professor efetivo. Levando em conta também o grande espaço e a possibilidade de novos cursos há a necessidade de mais técnicos administrativos e tercerizados em serviços gerais.

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração