Congresso de lavradores e jovens da roça acontece entre os dias 28 e 30 de setembro em Oeiras.
Na edição deste ano, o evento veio com um tem muito pertinente ao período em quer nos encontramos, principalmente por que é hora de repensar na sustentabilidade, através da agricultura. “AGRICULTURA FAMILIAR, INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE”. Com esse tema, é salutar a indagação e participação da família no ambiente agrícola.
O congresso de lavradores incentiva a formação do cidadão com as questões inclusivas, melhorando o acesso a informação com as novas tecnologias que foram adaptadas ao semiárido.
O Padre João de Deus é um dos defensores do projeto, ele falou das buscas e melhorias na agricultura. “Este é momento de nos encontrar para fortalecer nossa identidade de filhos e filhas de agricultores (as) familiares e para buscarmos os caminhos de desenvolvimento rural sustentável com uma produção que nos permita plantar a nossa vida, com dignidade, neste chão. Sua presença é muito importante porque, no Congresso, você aprende, mas você também ensina e, assim, na partilha de experiência e conhecimento, todos saem ganhando, frisa o Padre.”
O congresso acontecerá no auditório do ECC, em Oeiras. E contará com a presença de lavradores de todos os municípios que compõem o Vale do Canindé, além de representantes de órgãos do estado e dos municípios.
A presença de todos será indispensável, e será muito importante dentro do desejo de ser protagonista na construção de uma sociedade justa e solidária.
Por Camila Marques