Pular para o conteúdo

Operação Flashback combate desvio de R$20 milhões em recursos do PNAE no Piauí

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Federal desencadeou a Operação Flashback para combater o desvio de recursos públicos federais destinados à compra de alimentos e ao pagamento do fornecimento de merenda escolar em cidades do Piauí. A fraude ocorria por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, além da decisão de sequestro de bens e valores, totalizando aproximadamente R$ 20 milhões. Os alvos incluíram residências e empresas vencedoras de licitações sediadas em Teresina.

A Polícia Federal recebeu informações sobre um esquema criminoso relacionado ao fornecimento de merenda escolar para o setor público. Esse grupo, formado por pessoas e empresas, algumas já alvo de investigações recentes, atuava por meio de novas empresas para continuar suas atividades ilícitas.

A investigação revelou a criação de novas empresas como estratégia para burlar as autoridades, além de indícios de superfaturamento em licitações, direcionamento nas contratações, conluio entre empresas e uso de notas fiscais falsas, entre outras irregularidades graves.

A Operação Flashback contou com mais de 50 policiais federais e o apoio de auditores da Controladoria Geral da União (CGU). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. O objetivo da operação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa, identificar outros envolvidos e recuperar bens adquiridos com os recursos desviados do PNAE.

Com informações, Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração