Pular para o conteúdo

Operação Lesa Pátria: Polícia Federal prende 38 investigados e busca 170 foragidos

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje uma nova fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de capturar foragidos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos no início do ano. Trinta e oito pessoas foram presas até o momento, e outras 170 estão sendo procuradas.

O Caso

Em 8 de janeiro de 2023, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos dessas instituições. Os ataques chocaram o país e levaram à deflagração da Operação Lesa Pátria.

Os Alvos

A operação visa identificar pessoas que financiaram e fomentaram esses atos antidemocráticos. Mais de 200 réus deliberadamente descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, na tentativa de escapar da aplicação da lei penal. Entre esses foragidos, estão os 38 presos hoje pela PF.

A Abrangência

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em 18 estados e no Distrito Federal. Até o momento, as 38 pessoas presas foram localizadas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

As Acusações

Segundo o governo, os fatos investigados constituem crimes graves, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bens especialmente protegidos.

Permanência da Operação

A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas. As investigações continuam, e a PF está empenhada em responsabilizar todos os envolvidos nesse atentado à democracia brasileira.

 

Com informações do site Metrópoles 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração