Durante os primeiros meses de vida, mães e bebês tendem a não ter uma boa noite, afinal, os dois estão se adaptando a uma nova rotina. Mas, apesar disso, é preciso definir cuidados para que ambos tenham um sono de qualidade, influenciando diretamente em outras áreas, como na alimentação e até nos comportamentos de mãe e filho.
Erida Thaynara, consultora de sono infantil, explica que é possível o bebê dormir de forma tranquila desde os primeiros dias de vida. Para isso, é necessário que a mãe estabeleça uma rotina, para que essa criança já vá se adaptando a essa nova vida fora da barriga. Uma das rotinas, por exemplo, é estipular o horário para acordar, ou seja, nem tão cedo e nem tão tarde. A melhor hora para acordar, segundo a especialista, é por volta das 7 horas da manhã.
“A criança precisa saber o que é dia e o que é noite. O mesmo deve ser feito na hora de dormir, deve ser estabelecido o hábito de dormir até às 19h, pois isso ajuda na produção de melatonina, que é o hormônio responsável pela qualidade do sono. Esses dois parâmetros, o despertar e o ir dormir, são essenciais para se criar uma rotina na vida do bebê”, comenta.
A consultora enfatiza que, quando uma criança tem uma boa noite de sono, seu desenvolvimento saudável também é impulsionado, auxiliando no crescimento, melhora na alimentação, ganho de autonomia, entre outros.
“Para que uma criança se desenvolva melhor, ela precisa dormir, pois é durante o sono que ela vai crescer e trabalhar a memória, com a captura das experiências vividas ao longo do dia. E para que essa criança descanse bem, essa mãe também precisa dormir bem”, destaca. A privação de sono, especialmente para os pais, pode ser extremamente preocupante e impactante, sobretudo para os de primeira viagem. Por isso, ao descobrir a gravidez, mãe e pai devem pesquisar e estudar mais sobre a importância do sono da criança, como identificá-lo e como criar uma rotina para a criança.
“Quando a criança nasce, muitos pais não sabem o que fazer e como educar o sono daquela criança. É preciso encontrar maneiras dessa criança dormir sem ela estar necessariamente no colo dos pais, por exemplo, ou somente com a chupeta. Então, é preciso evitar essas associações, pois quando ela crescer, será mais difícil tirar esses hábitos”, cita Erida Thaynara.
A consultora de sono infantil desmente alguns mitos. Um deles é que a criança precisa ficar acordada ao longo do dia para que possa dormir melhor à noite. Entretanto, isso não é o recomendado. A especialista esclarece que o bebê deve tirar pequenas sonecas ao longo do dia para que ele possa dormir melhor durante a noite. Outro mito, e que deve ser evitado, é oferecer chá para as crianças, no intuito de acalmá-las e fazer com que elas tenham uma melhor noite de sono.
Erida Thaynara reforça que essa prática deve ser evitada nos primeiros anos do bebê, já que pode representar um risco de vida. “Não deve ser dado para a criança chás, melatonina, nem óleos essenciais, o que deve ser feito é criar uma rotina para, quando chegar o período da noite, ela estar cansada e dormir bem”, conclui a consultora Erida Thaynara.
Fonte: Portal o Dia