Pular para o conteúdo

Pela quinta vez, prefeito de Uruçuí é afastado do cargo

 

Pela quinta vez, o prefeito municipal de Uruçuí, Valdir Soares da Costa (PT), foi afastado de suas funções. Dessa vez, sua ausência por 15 dias consecutivos, de acordo com a Câmara Municipal, ocasionou seu afastamento, conforme deliberação dos vereadores nesta segunda-feira, dia 5. O afastamento do gestor municipal sem prévia comunicação ao legislativo fere a lei orgânica municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Uruçuí, vereador Sérvulo Carvalho, afirmou que não houve nenhum ato público municipal no período de 10/10 a 29/10. A denúncia, contudo, partiu de um advogado identificado como Paulo Teixeira Britto. Além disso, os vereadores embasaram a decisão em um oficio do secretário de governo, David Teixeira, onde o mesmo informou ao legislativo que Valdir Soares não fez nenhum ato público.

“O prefeito e o vice não podem se afastar da cidade sem comunicar a Câmara Municipal”, afirmou o vereador. Durante a votação, oito vereadores se posicionaram a favor do afastamento contra um, contrário à medida. O prefeito afastado, Valdir Soares acompanhou a discussão e votação na sede da Câmara Municipal e negou as acusações de que teria se afastado durante 15 dias.

À imprensa local, o gestor afirmou que a decisão da Câmara “foi perseguição política” e que sua assessoria jurídica já foi acionada para recorrer da decisão. Valdir Soares apresentou ainda documentação que esteve à frente da gestão municipal. O ofício mostra solicitação do prefeito ao presidente da Câmara a votação de projetos de lei, com assinatura de recebimento de uma funcionária, datado do dia 18/10.

Enquanto, a decisão não é revertida, o presidente da Câmara, Sérvulo Carvalho, cumpre os procedimentos previstos nestes casos e convocou através de documento o vice-prefeito Elmar Leitão para ser empossado às 18 horas de hoje (5) no legislativo municipal.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração