Pular para o conteúdo

PF Indicia Jucá, Renan e Eduardo Braga por Corrupção

Os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) durante sessão no dia 14 de março de 2017 — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Polícia Federal indiciou os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) por supostamente cobrarem propina para favorecer a farmacêutica Hypermarcas (atual Hypera Farma) no Senado. A investigação, iniciada em 2018 como desdobramento da Lava Jato, teve seu relatório final enviado ao STF em agosto. O ministro Edson Fachin é o relator do caso.

O indiciamento, revelado pelo portal UOL e confirmado pela TV Globo, aponta que os senadores receberam R$ 20 milhões da Hypermarcas para aprovar incentivos fiscais e indicar nomes à Anvisa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisará o material e decidirá se apresenta denúncia ao STF.

Renan Calheiros e Eduardo Braga, com foro privilegiado, terão o caso tramitando no STF. Já a parte de Romero Jucá será enviada à Justiça Federal no Distrito Federal.

A defesa de Jucá repudiou o indiciamento, alegando que a PF se baseou apenas na delação premiada de um executivo da Hypermarcas. Eduardo Braga classificou o indiciamento como “ilações esdrúxulas” e espera o arquivamento do inquérito. A Hypera Pharma afirmou que as apurações internas foram concluídas em 2020 e que celebrou acordo de leniência em 2022.

Com informações G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração