Pular para o conteúdo

Piauí deve registrar nível extremo de radiação solar nesta semana

 

radiacao solarDurante esta semana, o Piauí deverá registrar níveis de radiação solar extremos, com índice de Radiação  Ultravioleta (IUV) máximo entre 12 e 14, considerado alarmante, conforme dados Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar). Os índices são motivo de preocupação, já que representam risco para mais de 70% da população, que não faz uso de nenhuma proteção contra a exposição excessiva ao sol, o que pode causar de queimaduras e envelhecimento precoce até câncer de pele.

Conforme o comprimento de onda, os raios UV são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Dados do Instituto nacional de Câncer (Inca) mostram que, em decorrência da destruição da camada de ozônio, os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra.

Da mesma forma, tem ocorrido um aumento da incidência dos raios UV-C, que são, potencialmente, mais carcinogênicos do que os UVB. Já raios UV-A, que independem desta camada, causam câncer de pele em quem se expõe a eles em horários de alta incidência, continuamente e ao longo de muitos anos.

De forma simplificada, a demartologista Lorianne Soares explica que “os raios UVA são os que mais causam envelhecimento, pois a exposição, prolongada e frequente a eles, desgasta a pele. Já os UVB são que causam mais danos, como queimaduras, manchas e até câncer de pele. São esses os que mais devemos evitar”.

A exposição ao sol durante o horário de pico, de 10h às 14h, é, portanto, considerado perigosa. Contudo, esse é período em um maior número de pessoas se expõe ao sol, quando muitos trabalhadores
deslocam-se doambiente de trabalho para almoçar em casa ou compromissos.

As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e frequente, por atividades profissionais como venda de alimentos e panfletagem, ou de lazer, como crianças e adolescentes que brincam nas ruas, compõem o grupo de maior risco de contrair câncer de pele, principalmente as de pele clara.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas, sendo a radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, o seu maior agente etiológico. Para 2012, são estimados pelo Inca, 134.170 novos casos, sendo a maioria contraídos por mulheres (71.490).

Algumas pessoas têm predisposição ao desenvolvimento do câncer de pele por conta de algumas características.  São os chamados pacientes de risco, que devem reforçar sempre a prevenção e submeter-se a exames preventivos periódicos. Os fatores de risco são: casos de câncer da pele na família; pele muito clara, que sempre fica vermelha e nunca bronzeia; cabelos e olhos claros; possuir pintas pelo corpo; já ter sofrido queimaduras pelo sol; possuir sardas na face e/ ou ombros; já ter tido câncer da pele; tomar muito sol sem proteção; possuir pinta que esteja mudando de cor; possuir uma “feridinha” que não cicatriza e ser idoso.

Uso do protetor é essencial

A dermatologista Lorianne Soares conclui que a proteção deve ser constante, das 8h ás 16h. Nesse horário, deve-se evitar a exposição ao sol,pois os raios ultravioleta são mais intensos e utilizar algum tipo de protetor como chapéus, guarda- sóis, roupas de mangas compridas e claras, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade  ao ar livre.

Vale lembrar que os efeitos do sol só se manifestam com o decorrer dotempo. E apesar das lesões só começarem a aparecer, na maioria das vezes, por volta dos 40 anos, cerca de 75% da radiação solar recebida ocorre nos primeiros 20 anos de vida. Portanto, o uso do filtro solar deve ser feito desde a infância e tornar-se um hábito vitalício.

“O uso de protetor solar é de fundamental importância para prevenção contra queimaduras, envelhecimento precoce e, no futuro, até contra câncer de pele e rugas. Além disso, ele (o protetor) para de agir, então é precisom ser reaplicado. Costumo dizer que o protetor deve ser aplicado e reaplicado a cada três horas. Mesmo que não tenha se exposto ao sol diretamente tem que reaplicar, pois a raios que entram pelas portas e janelas dos ambientes também causam danos à pele”, frisou.

Quando detectado precocemente, no entanto, o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura. E este será justamente um dos principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele: oferecer exames preventivos gratuitos para buscar diagnosticar e tratar os casos descobertos. Todos os anos, a data, instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), deve coincidir com o último sábado do mês de novembro e, neste ano, será em 24 de novembro.

A ação já atendeu mais de 420 mil pessoas, em treze anos consecutivos. De acordo com o dermatologista Vinícius Fontenele de Menezes, coordenador regional da iniciativa no Piauí, ao longo dos anos, a data tem rendido resultados bastante positivos, com uma aceitação massiva da população que, diante de sinais suspeitos na pele, não tem hesitado em buscar um diagnóstico.

“É muito importante que a população aproveite a oportunidade de atendimento gratuito para afastar qualquer suspeita de câncer da pele ou buscar um diagnóstico precoce para um tratamento imediato”, ressalta o médico.

O dermatologista enfatiza ainda que pelo fato da radiação solar em nosso estado ser bastante extrema durante todo o ano, os piauienses não devem relaxar dos cuidados com a pele e precisam ficar atentos a qualquer alteração nesse órgão ou aparecimento de manchas ou pintas.

Em 2012, a SBD disponibilizará, mais uma vez, cerca de 1500 médicos voluntários, além doutros milhares de profissionais da área de saúde, que realizarão atendimento gratuito em 25 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Serão, ao todo, 144 postos em todo o país que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e tratamento da doença, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.

Nos postos, também estão previstas atividades educativas  como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele. Em Teresina, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele acontecerá no setor de Dermatologia do HGV.

Portal O Dia

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração