Pular para o conteúdo

Piauí inicia nesta segunda-feira (1º) nova campanha contra a febre aftosa

rebanhoA Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) inicia a partir desta segunda-feira (1º) mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos bovinos do estado.

A Agência, que gerencia o controle de pragas agrícolas e doenças animais, destaca a importância de que o rebanho bovino esteja com a vacina em dia para que o Piauí permaneça com certificação de área livre de febre aftosa – status alcançado ainda no início do ano.

Na campanha anterior o Piauí conseguiu vacinar 97,15% do rebanho atingindo cerca de 1,6 milhão de cabeças de gado.

Segundo o médico veterinário Raimundo Barbosa de Moura, todos os criadores precisam fazer a vacinação de seus animais. O procedimento é simples, basta que os criadores procurem a Agência Defesa Agropecuária de seu município ou localidade.

“Em 90% dos municípios já funciona o escritório da Adapi. Os criadores podem procurar e iremos orientar como vacinar seu rebanho”, explica.

A vacinação permite que o animal fique imune à febre aftosa  e permite que os criadores possam se deslocar para qualquer lugar sem o risco de multas por meio da fiscalização.

Apesar da seca, que já ultrapassa um ano, o veterinário afirma que o rebanho da região de Picos está hábil e em bom estado físico para receber a vacina.

“Peço aos criadores que preparem os animais, procurem um local adequado pra fazer essa vacinação. Nós estamos entrando em uma área livre de aftosa, e pra continuar sem riscos é preciso continuar fazendo esse trabalho deorientação: tem que ter consciência de vacinar os bovinos”, apela o médico veterinário.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa tem início dia 1º e segue até o dia 31 de julho. As certificações acontecem até 15 de agosto.

 

 

G1 Piauí

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração