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Piauí já tem 32 projetos do PPPs´em sua carteira

Dias

O governador Wellington Dias participou nesta quinta-feira (28), da abertura da 3ª Edição do GRI PPPs e Concessões Brasil, realizado em São Paulo. Durante o evento, ele afirmou que a capacidade de investimentos do Piauí se multiplica , a partir da modelagem de concessões e  Parcerias Público-Privadas (PPPs) . Segundo ele, as PPPs e concessões têm como objetivo garantir mais eficiência.

De acordo com ele, o Governo do Estado tem hoje uma carteira de 32 projetos, cinco em fase de execução, dez que serão concluídos em 2019 e 17 para serem concluídos em 2020, mobilizando um total de R$ 7 bilhões, que movimentação a economia piauiense.

Wellington Dias informou que paralelo aos dez projetos de PPPs que estão sendo executados este ano, estão sendo preparadas as PPPs do Hospital Infantil de Teresina, o Porto de Luís Correia, a rodovia Transcerrados, no coração do agronegócio do Piauí, que o Governo do Estado fez a metade e a iniciativa privada fará a outra metade e poderá cobrar pedágio já da primeira etapa.

Internet

De acordo com ele, o Governo do Estado precisa de uma rede de 5 mil quilômetros de fibra óptica, casada com satélite, para ter de internet de alta velocidade e isso permite que o investidor possa atender essa demanda e ganhar dinheiro.

Esgotamento Sanitário

“Nós estamos fazendo obras sem a compressão sobre o Estado, que teria dificuldades de conseguir recursos para a execução das obras”, afirmou Dias.

Wellington Dias falou quer o Piauí iria ter universalizado o esgotamento sanitário em 2050 e com o modelo de subconcessões isso vai ser concluído mais rápido porque já uma experiência de sucesso em Teresina, que teve os serviços de abastecimento e tratamento de esgotos em Teresina, onde já foram investidos pela Aegea R$ 1,7 bilhão e já foi atendida uma meta de seis anos.

“Temos que seguir nessa linha e vamos abrir para PPPs, o Metrô de Teresina, ferrovias, estádios, ginásios de esportes e Parques Estaduais e serviços relacionados à saúde e educação. A Parceria Público-Privada garante a circulação de dinheiro, a população ganha eficiências dos serviços e eu faço a economia melhorar”, falou Dias.

Porto de Luís Correia

Ele disse que o Porto de Luís Correia não concorre com o Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, porque as duas cidades têm uma distância de 600 quilômetros entre elas. Lembrou que Luís Correia está a 500 quilômetros distantes de Fortaleza (CE), onde existe o Porto do Pecém.

“Nós temos cargas que não são apenas grãos, temos minérios, produção de madeira, o eucalipto, produção de frutas. Ou seja, os estudos apontam que há carga para o Porto de Luís Correia. É claro que o Porto de Itaqui será para o Nordeste o porto para cargas maiores. E, alguns casos é possível sair uma carga maior do Porto de Luís Correia para o Porto de Itaqui. Boa parte dos combustíveis que chegam no Piauí vem por terra e podemos ter a possibilidade que cheguem pelo porto”, falou Wellington Dias.

Fonte: Meio Norte

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