O Governo do Piauí lançou, na manhã desta segunda-feira, um pacote de medidas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A solenidade ocorreu no Palácio de Karnak, em Teresina, com a participação de autoridades estaduais e representantes de instituições parceiras. Entre as ações anunciadas estão a ampliação da campanha “Ei! Piauí não se cale”, o lançamento do Prêmio Literário Regina Sousa e iniciativas de incentivo à participação feminina na ciência e no mercado de trabalho.
Durante o evento, também foi anunciada a distribuição de materiais informativos com QR Code para facilitar denúncias de violência, além da entrega de uma nova viatura lilás para reforçar as ações da Patrulha Maria da Penha.
Governo do Piauí amplia ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Entre as iniciativas apresentadas está o edital do Prêmio Literário Regina Sousa, que busca estimular estudantes da terceira série do ensino médio a produzirem contos, poesias e crônicas. A vencedora da premiação receberá uma viagem com direito a acompanhante.
Outra ação anunciada é o projeto Atenas para Mulheres e Meninas na Ciência, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria Estadual da Mulher. O programa oferecerá cursos nas áreas de matemática, física, robótica, energias renováveis e conserto de eletrodomésticos.
Também foi firmada parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para garantir consultas e exames destinados a mulheres vítimas de violência que procuram atendimento na Casa da Mulher Brasileira.
A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou que a educação é uma das principais ferramentas no combate à violência de gênero.
Segundo ela, a ampliação da campanha busca envolver toda a sociedade, incluindo os homens, no enfrentamento ao feminicídio e a outras formas de violência. A gestora também informou que o estado aderiu ao Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio e trabalha na construção do pacto estadual para fortalecer políticas públicas nessa área.
Campanha “Ei! Piauí não se cale” incentiva denúncias
A campanha “Ei! Piauí não se cale”, que disponibiliza o telefone 0800 000 1673 para denúncias, também será ampliada. De acordo com a gerente da Secretaria Estadual das Mulheres, Erika Ruth Melo, serão distribuídos materiais como pulseiras, chaveiros e outros itens informativos com QR Code que direcionam para canais de denúncia.
Além disso, 13 empresas e instituições privadas receberão selos de reconhecimento por desenvolverem projetos voltados à inserção da mulher no mercado de trabalho. Também será concedido o selo Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade a órgãos e gestores que adotam ações de combate à violência contra as mulheres.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou que os homens precisam participar ativamente das ações de enfrentamento à violência de gênero.
Segundo ele, os dados apontam redução nos casos de feminicídio no estado. Em janeiro e fevereiro de 2025 foram registrados 12 casos, enquanto no mesmo período deste ano foram contabilizadas quatro ocorrências.
O governador afirmou que o objetivo das políticas públicas é alcançar o feminicídio zero no estado, fortalecendo a rede de proteção e incentivando as mulheres a denunciarem situações de violência.



