Pular para o conteúdo

Piauí tem 11 cidades na lista de 50 piores IDHs do Brasil, afirma ONU

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, estudo divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, mostrou que o Piauí possui 11 cidades entre os 50 piores IDH do Brasil. O estado perde apenas para o Pará que tem 13 municípios, incluindo o com a pior avaliação (Melgaço).

O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.

A pequena São Francisco de Assis do Piauí, situada a 499 quilômetros ao Sul de Teresina, é a cidade do estado com pior colocação no ranking, ficando em quarto na lista negativa do Nordeste. O município teve um IDH de 0,485, considerado muito baixo pelo estudo. São Caetano do Sul, cidade mais bem colocado do Brasil, registrou 0,862, quase o dobro da cidade piauiense.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São Francisco de Assis tem apenas 17 anos, conta com 5.567 habitantes, apenas 362 domicílios com água encanada e não possui rede de coleta e tratamento de esgoto.

Outras cidades do Piauí que estão entre na lista de 50 piores IDH do Brasil são: Caxingó, Betânia, Cocal, Cocal dos Alves, Assunção do Piauí, Tamboril, Lagoa do Barro, Veras Mendes, Joca Marques e Caraúbas.
Alto nível
Apenas Teresina e Floriano conseguiram ter um nivel de desenvolvimento humano considerado alto. A capital registrou 0,751 de IDH e a princesa do sul, 0,700.

 

Fonte: G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração