Pular para o conteúdo

Piauí tem a segunda maior área plantada de caju no Brasil, segundo o IBGE

Castanha, cajuína, suco, doce e polpa: esses são alguns dos produtos oriundos do caju. Atualmente, o Piauí tem tido um crescimento na produção do pedúnculo e seus derivados, sendo, atualmente, o detentor da segunda maior área ocupada com cajueiro no Brasil.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área ocupada com cajueiro no Brasil é estimada em 425,2 mil, sendo 63,9% no Ceará; 17,2% no Piauí; e 11,7% no Rio Grande do Norte.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) distribui anualmente mudas de caju para organizações de agricultores familiares, cooperativas e associações. O objetivo é ampliar o número de viveiros em diversas regiões do estado, melhorando o desenvolvimento das mudas.

CASTANHA TEM O MAIOR VALOR AGREGADO

A castanha é o produto de maior valor agregado, mas o pedúnculo pode ser utilizado de diversas maneiras, como na produção de sucos, cajuínas e doces. O caju é um dos principais frutos produzidos pelos agricultores e agricultoras familiares em todos os territórios de desenvolvimento do estado.

Na comunidade Chapada da Baliza, localizada no município de Jaicós, a cajucultura é uma das atividades agrícolas predominantes que gera renda na casa de muitas famílias. Uma dessas casas é do agricultor José Augusto de Sousa, que comercializa o caju e conta com os seus familiares para auxiliar na produção.

Fonte: Meio Norte
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração