Pular para o conteúdo

Policia Militar implanta programa Educacional de Resistencia as drogas em Oeiras

O Prefeito de Oeiras,  Lukano Sá, recebeu a Coordenadora Estadual do Proerd, Elizabete de Lima Silva – Major da PM juntamente com o Tenente Vianna, Tenente- Kathiany , Soldado Rejane – Instrutora e Soldado Eliene para firmar uma parceria para a implantação do  Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD . Ele é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar.

 

Major da PM

 

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é desenvolvido no seio de algumas das ESCOLAS PIAUIENSES, com a parceria ESCOLA ,POLÍCIA MILITAR  e FAMÍLIA, onde professores, alunos, policiais e pais interagem pedagogicamente no processo ensino e aprendizagem, buscando em trabalho extracurricular, a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadio. Ainda tem oi objetivo  de um amanhã digno sem drogas nem violência.

 

De acordo com a Major Elizabete, o Governador do Estado quer expandir  o projeto por todo o estado do Piauí. “O nosso objetivo é formar o numero máximo de alunos, precisamos da colaboração com a prefeitura para estamos firmando um termo de parceria mutua” disse.

 

O programa tem a duração de doze semanas, onde um Policial Militar,  treinado, irá fardado durante cinquenta minutos, uma vez por semana na sala de aula, ou seja, o programa se integra a grade curricular do aluno. Terá inicio junto com ano letivo da rede municipal de educação, com os alunos do 5º Ano. A Major explica sobre o motivo de ser exclusivo para alunos do Quinto ano. Ela fala que é o momento em que o Jovem esta na Fase de transição de criança pra adolescente, e é onde geralmente eles se envolvem com o mundo das drogas.  “Eles começam a se achar independente, começam a beber, fumar e muitas vezes, acabam entrando no mundo das drogas” pontuou.

 

“Hoje, sem ao menos percebermos, encontramos na Terceira Guerra Mundial, guerra contra as drogas, que se alicerça basicamente em três pontos fundamentais: Erradicação das culturas de vegetais psicotrópicos, Supressão do tráfico transcontinental e repressão do comércio clandestino. Esquecendo, todavia, do trabalho fundamental ou de base, que é a prevenção junto àqueles que ainda não tiveram contato com as drogas” finaliza a Major.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração