Na madrugada desta quarta-feira (30), policiais rodoviários federais realizavam fiscalização em Valença do Piauí, quando abordaram um caminhão carregado de lenha.
Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório e da carga. Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco cronotácografo, através do qual foi possível verificar que o caminhoneiro estava dirigindo por várias horas seguidas sem descanso, desrespeitando o descanso previsto no artigo nº 67-C § 3º da Lei Federal nº 9.503/1997/CTB.
Em seguida, durante busca pessoal, foi encontrada no interior da bermuda do condutor: uma cartela com 05 (cinco) comprimidos intactos de “Nobésio Extra Forte”. Já durante a busca veicular, outras duas cartelas contendo o total de 30 (trinta) comprimidos intactos da mesma marca foram encontradas.
A droga é comumente usada por caminhoneiros com o objetivo de mantê-los acordados para dirigir longas distâncias sem descanso. Como o efeito da falta de sono passa rápido, os motoristas acabam usando uma quantidade muito grande de medicamento, podendo ocorrer reações adversas severas como comprometimento da coordenação motora, desorientação e descoordenação, confusão mental e até um “apagão”, o que gera o risco de acidentes de trânsito.
Diante das circunstâncias, as 35 unidades de rebites foram apreendidas e o motorista de 52 anos foi autuado por porte de drogas (art. 28 da Lei 11.343/2006). Ele assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência e assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.
Fonte: 180 Graus