Pular para o conteúdo

Professor Markito, 20 anos de cadeirante: uma história de amor, batalhas e superações

Manoel Rodrigues, conhecido no mundo da capoeira como Professor Markito faz 20 anos neste dia 16 de março de 2022 em que se tornou cadeirante.

O ‘professor Markito’ é conhecido em Oeiras e região por comandar um dos maiores grupos de capoeira da cidade de Oeiras, o grupo Raízes do Brasil por 15 anos e atualmente defende o Grupo de Capoeira Liberdade, grupo fundado pelo professor que também é presidente em Colônia do Piauí em 2013. O professor é também conhecido por sua história de luta e superação.

b8d5f399 e191 4f88 b0ae 85989f04a715

f92889e5 71db 43cb b81e d2bf5d9b4073

O professor gravou um vídeo nesta quarta-feira, 16, para relatar um pouco da sua história, das suas angústias, batalhas e superações, desde o primeiro momento até os dias atuais.

“Fui pego de surpresa por um vírus, vírus esse oportunista que deixou sequela na minha região lombar e me tornei um cadeirante. Durante esses 20 anos todos os dias eu mato um leão, um dia após o outro é um desafio. Porque eu jamais ia imaginar que com 22 anos de idade no auge da juventude eu teria que sentar numa cadeira de rodas, eu tinha que descobrir caminhos desconhecidos, eu tinha que de ser andante para conduzir uma cadeira de rodas, sabendo que todos esses desafios eu tinha que enfrentar”.

O professor relatou que no momento em que lhe apresentaram a cadeira de rodas, ela estava ali querendo lhe prestar solidariedade e lhe dar uma melhor qualidade de vida para que pudesse melhor se locomover e descobrir, buscar novos horizontes, mas para ele a cadeira de rodas naquele momento era sua pior inimiga.

Atualmente Markito carrega no peito carinho, admiração, respeito e companheirismo pela cadeira de rodas. Hoje ela é sua melhor amiga.

“É ela quem está no comigo no dia-a-dia, ela é minha psicóloga, ela é quem me tira de dentro de casa para que eu possa me locomover e buscar novos horizontes e uma melhor qualidade de vida. A você que está assistindo esse vídeo em cima de uma cama, no fundo de uma rede, deixa de reclamar, deixa de pedir, você só pede, mas esquece de agradecer, só pelo fato de estar vivo só pelo fato de acordar e ver a maravilha que é esse mundo, de ver o claro do dia, a escuridão da noite, respirar sem precisar de aparelho, você já está ganhando o seu dia. Digo isso para vocês porque tudo isso no início, dentro desses 20 anos foram momentos tristes, mas também tive os meus momentos de alegria, então, durante esses 20 anos já fui testado, já fui observado. Pessoas que eram do meu convívio, antes do uso da cadeira de rodas ficou lá atrás, ficaram num passado distante, fizeram parte da minha vida há 20 anos atrás, porque não adaptaram a minha vida de cadeirante. Não fiquei triste não, passei a descobrir novas amizades, pessoas que me aceitaram como eu sou e se adaptaram à minha nova forma de vida. A vida é assim, não fique triste quando alguém desiste de caminhar com você, porque Deus proporcionou que essas pessoas caminhassem com você somente até ali. O mundo é grande e você pode fazer novas amizades, curtir novos ambientes. Quando você está de bem com você mesmo você passa a descobrir a felicidade”.

No ano de 2002 o ‘professor Markito’ foi acometido com por um vírus que causou uma lesão em sua medula, e o deixou paraplégico.

Assista o vídeo: 

 

 

 

Por Romário Britto

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração