Pular para o conteúdo

Projeto Jovens Radialistas é finalista do Prêmio BB de Tecnologias Sociais

A 8ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social já tem seus finalistas para a edição 2015. São seis categorias que abrangem desde a gestão pública às ações realizadas no semi-árido. Agora, esses finalistas certificados terão que passar pelo crivo, obedecendo alguns critérios específicos, como nível de envolvimento da comunidade e  transformação social proporcionada. Ao todo foram 866 projetos inscritos. O Piauí está lá, entre os finalistas, com o projeto Jovens Radialistas do Semiárido, da Comrádio do Brasil.

20150826165258 940b4
Foto: Divulgação Comrádio do Brasil

Quem vive no semi-árido está sujeito a chuvas irregulares no verão, inverno seco, altas temperaturas e estiagem. Um cenário, muitas vezes desanimador e que faz com que esses jovens busquem outros horizontes. O projeto Jovens Radialistas do Semiárido tem como objetivo a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento local através da formação profissional em comunicação a serviço da educação.

Para se ter uma ideia da importância da atuação no semi-árido, mais de 300 comunicadores entre 15 a 29 anos estão habilitados a atuar em assessoria de comunicação, mídias sociais, organização de eventos, rádio e TV. O curso tem registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, válido em todo o Brasil, e diploma reconhecido pelo MEC, através do Conselho Estadual de Educação do Piauí. Desde 2011, atuando em Picos e Oeiras, possiblitou a formação de jovens de cerca de 62 cidades piauienses.

20150826165338 7e53c
Foto: Divulgação Comrádio do Brasil

Em 2014, além de manter turmas nesses dois municípios, foi ampliado para São Raimundo Nonato. “O projeto precisava expandir e São Raimundo Nonato está no centro do Semiárido e tem potencial em comunicação para se desenvolver”, explica o presidente do Instituto Comradio do Brasil, Iraildon Mota. Apesar das turmas funcionarem em três cidades sedes, o projeto atende também jovens das cidades vizinhas com vivências semelhantes.

20150826165422 b1e74
Foto: Divulgação Comrádio do Brasil

Quem paga por isso? É que, além das parcerias, parte das mensalidades de quem pode pagar regularmente o curso, é destinada à formação em projetos dessa natureza. Os jovens em situação de vulnerabilidade social tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho pela porta da frente, através de ações empreendedoras.

20150826165456 a2b2c
Foto: Divulgação Comrádio do Brasil

O diretor do Instituto Comradio do Brasil, Jessé Barbosa, explica que a importância maior do Projeto é sua abordagem de comunicação como meio de transformação social. “O que os alunos estão aprendendo aqui é fazer comunicação, o que nessa região é importantíssimo para o desenvolvimento dela, desde que faça comunicação com foco na solução e não no problema”, afirma.

Fonte: Portal Az

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração