Pular para o conteúdo

Projeto resgata autoestima de artesãos em Oeiras

Gilcilene Araújo

Através do projeto Oeiras Artesanal, camisas, bolsa, bordado, crochê, cerâmica, fibras, cestaria, entre outros segmentos são confeccionados tendo como inspiração os ícones religiosos e representativos da arquitetura oeirense.  Os artesãos da cidade comemoram os resultados positivos do projeto

De acordo com os artesãos, o projeto foi responsável pela revitalização do oficio dos profissionais.“O resultado desta ação foi muito além de confeccionar os produtos, trata-se de um resgate da nossa autoestima porque durante muito tempo fazíamos as peças sem receber uma orientação. Isso refletia nas vendas que era pequenas. Agora, depois da  consultoria nos vendas aumentaram significativamente”, disse Maria José.

Gilcilene Araújo
Foto: Gilcilene Araújo

O projeto é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Oeiras. O projeto Oeiras Artesanal foi lançado em marco deste ano, mas desde 2014 foram realizados pesquisas coordenadas pela designer industrial paulista Fabíola Bergamo. Ela é tem larga experiência tanto nacional como internacional em consultoria e em desenvolvimento de produtos. Também fazem parte da equipe o arquiteto Áureo Tupinambá, a artesã Joana Darc e a consultora Rosário Barros.

“Foi a partir da consultoria dela que aprendemos a retratar o que temos de melhor que é a nossa religiosidade, arquitetura e história. Os turistas nos conhecem através disso e fazíamos nossas peças de forma individualizada. Isso mudou depois dos nossos encontros. Estamos felizes porque as vendas aumentaram bastante. As mudanças agradaram os clientes”, comemorou a artesã Luzinete Alves.

Oitenta artesãos e mestres de ofício participam da ação. Para ela, a coleção retrata a identidade do município e agregou valor à produção piauiense.

Com informações do G1

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração