Pular para o conteúdo

Quadrilha é presa com madeira desmatada ilegalmente no Piauí

madeiraUma operação conjunta entre a PRF e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) resultou neste final de semana em na apreensão de uma carreta com tora de aroeira desmatada ilegalmente no Piauí. A ação aconteceu na região de Curimatá.

 

A madeira de aroeira é protegida pela legislação e só pode ser cortada com plano de manejo aprovado pelo Ibama.
Segundo o inspetor Raimundo Rameiro, da PRF, a operação foi deflagrada após investigações e culminou ainda com a prisão de uma quadrilha especializada no crime de desmatamento.
“Estão trazendo uma carreta cheia de estacas de aroeira que já havia sido cortada por essa quadrilha que foi desbaratada. Eles são intermediários que levavam para outros cinco estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia essa madeira retirada ilegalmente do Piauí”, descreve.
O crime
Segundo nota divulgada pela PRF, a operação aconteceu municípios do sul do Estado do Piauí, entre Júlio Borges e Avelino Lopes, passando por Curimatá. Três pessoas foram presas acusadas de crime ambiental. Duas delas tidas como agenciadoras e uma responsável pela logística de extração.

Esta quadrilha seria responsável pela retirada de 20 caminhões de madeira piauiense por mês. Este volume de madeira corresponde à destruição de 1.500 árvores de aroeira.

Na operação, foram apreendidas 1.500 toras de madeira que foram doadas ao Parque Zoobotânico em Teresina para aproveitamento em sua infra-estrutura. Este material estará sendo descarregado nesta segunda-feira (17), às 09h30 da manhã.
Cidade Verde
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração