WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?
BlogCuriosidadesDestaqueEntretenimentoEu li

Quem foi Olga Benário?

Olga Benário se tornou mundialmente conhecida por sua atuação comunista na Alemanha e aqui no Brasil.

Desde os 15 anos, Olga aderiu ao comunismo com outros jovens, formando a Juventude Comunista. Aos 16 anos, foi morar com seu namorado, Otto Braun, em Berlim.

Em 1926, Olga foi presa, permanecendo na prisão de outubro a dezembro do mesmo ano, sem nada falar sobre Otto, que foi acusado de traição à pátria.

Em 1928, Olga planejou um ataque a prisão Moabit, onde Otto estava preso, tornando-se uma das pessoas mais procuradas da Alemanha.

Fugiu para a União Soviética unindo-se ao Partido Comunista da União Soviética, uma vez que recebeu a missão de garantir a segurança de Luíz Carlos Prestes até o Brasil. Durante a viagem, os dois fingiram ser marido e mulher para não haver suspeitas. Diante do contato que os dois tiveram, acabaram se apaixonando e tornaram-se literalmente marido e mulher.

Com o objetivo de derrubar o governo de Vargas, Prestes estava à frente da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em  novembro de 1935, Prestes organizou a Intentona Comunista mas foram reprimidos e os dois foram presos.

Já na prisão, Olga descobriu que estava grávida de Prestes e anunciou a gravidez. Com sete meses de gravidez, ela foi  entregue a Alemanha Nazista, pois além de Comunista, era uma judia.

Olga teve sua filha na prisão e só pôde ficar com ela até os 14 meses de idade. Anita Leocádia Prestes, sua filha, conseguiu ficar com a avó paterna e a tia.

Em 23 de abril de 1942, Olga foi morta em uma câmara de gás em Berneburg.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar