Pular para o conteúdo

RS enfrenta duas semanas de temporais e cheias, Guaíba ultrapassa 5 metros

Imagem aérea mostra centro de Porto Alegre tomado pela água do Guaíba nesta segunda-feira (13) — Foto: Diego Vara/Reuters

O Rio Grande do Sul completa hoje duas semanas desde o início dos temporais e inundações que já deixaram 147 mortos. O nível do lago Guaíba voltou a subir para mais de 5 metros em Porto Alegre nesta segunda-feira (13), enquanto outros rios, como Caí, Taquari, Sinos e Gravataí, além da Lagoa dos Patos, também estão acima da cota de inundação.

Após uma semana de leve declínio, o lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir, atingindo 5,04 metros às 17h15, ultrapassando a enchente histórica de 1941. Projeções indicam que o nível do lago pode alcançar cerca de 5,40 metros na terça-feira (14), com autoridades construindo barricadas improvisadas para conter a água. Apesar disso, o nível da água está diminuindo nas áreas anteriormente inundadas.

Além do Guaíba, outros rios do estado estão em situação crítica. O Rio Caí atingiu 6,49 metros em Feliz e 15,44 metros em São Sebastião do Caí, com uma pilastra da ponte na BR-116 apresentando riscos de ceder. O Rio Taquari também está acima da cota de inundação, atingindo 27,16 metros em Estrela. Na Região Metropolitana, o Sinos e o Gravataí ultrapassaram suas cotas de inundação, assim como a Lagoa dos Patos, que apresenta tendência de elevação ao longo da semana.

Na Serra, a preocupação se intensifica com tremores de terra registrados em Caxias do Sul, atribuídos ao acúmulo de água nas rochas, aumentando o risco de deslizamentos.

Informações G1

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração