Pular para o conteúdo

Saiba como transformar áudios do WhatsApp em textos

Sem tempo para ouvir os áudios intermináveis que te mandam no WhatsApp? Saiba que há formas de transcrever os áudios que você recebe no aplicativo. Apesar de o mensageiro não ter um recurso nativo, é possível recorrer a ferramentas de terceiros.

Pensando nisso, o g1 reuniu três opções que convertem áudios do WhatsApp em texto e um passo a passo de como usá-las. A lista inclui apps para Android e iPhone, além de um assistente que funciona no próprio aplicativo de mensagens.

  • ViraTexto
  • Voiceguru
  • Transcriber

ViraTexto

O serviço “ViraTexto”, da empresa Take Blip, oferece um chatbot que funciona como um contato dentro do WhatsApp. Ele recebe o áudio e consegue responder com outra mensagem transformada em texto.

A ferramenta faz a transcrição gratuitamente e aceita áudios de até 4 minutos. Ela está disponível apenas para mensagens de voz em português.

ViraTexto transforma áudios do WhatsApp em texto — Foto: Reprodução/ WhatsApp

Segundo o diretor de pesquisa e inovação da Take Blip Milton Stiilpen, todos os dados recebidos pelo chatbot “são tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança”.

Por se tratar de uma ferramenta externa, alguns usuários podem ter preocupações sobre privacidade. A Take Blip informou que o “contato do ViraTexto no WhatsApp é uma conta verificada, ou seja, ele possui o selo verde que garante que esta é uma conta oficial”.

A companhia afirmou que os dados são armazenados temporariamente, de acordo com a finalidade do uso e com as previsões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Veja como usar o ViraTexto:

  1. Adicione o número (31) 97228-0540 como contato no WhatsApp;
  2. Inicie uma conversa com o chatbot (pode ser por áudio ou texto);
  3. Leia atentamente os termos de uso do serviço;
  4. Para prosseguir, toque em “Concordo“;
  5. Envie ou encaminhe áudios para receber a transcrição.

Voiceguru

Voiceguru usa inteligência artificial para fazer a conversão de áudios em textos — Foto: Reprodução/ Voiceguru

O Voiceguru também usa inteligência artificial para conversão de áudios em textos e suporta mais de 120 idiomas, incluindo o português.

O processo é feito de forma automática e, segundo o Voiceguru, ninguém escuta ou manipula qualquer áudio.

“Todos os textos e áudios permanecem no seu celular, armazenados localmente e o Voiceguru, após a transcrição ou aceleração do áudio, não terá mais acesso a qualquer informação”, informou a empresa.

O aplicativo está disponível em Android e iPhone com download gratuito e opções de assinaturas. Segundo o Voiceguru, a ferramenta é gratuita para pessoas com deficiência auditiva. Saiba como utilizar o aplicativo:

  1. Selecione uma mensagem de áudio na conversa de WhatsApp;
  2. Em seguida, selecione “Encaminhar“;
  3. Selecione o idioma de transcrição e aguarde a transcrição.

 

Transcriber

 

Transcriber faz a transcrição por meio do aplicativo de conteúdos com até um minuto — Foto: Reprodução/ Transcriber

Transcriber faz a transcrição por meio do aplicativo de conteúdos com até um minuto — Foto: Reprodução/ Transcriber

O Transcriber para WhatsApp é gratuito para Android e faz a transcrição de conteúdos com até um minuto. Ele suporta vários idiomas, incluindo português.

Dependendo do tamanho do áudio, a conversão pode demorar alguns minutos. Quando o processo é finalizado, a transcrição será exibida em outra janela. O aplicativo permite que visualizar um histórico de mensagens de voz que foram transformadas em texto.

O aplicativo faz as transcrições por meio do Wit.ai, um serviço do Facebook, mostra anúncios e oferece recursos pagos.

  1. Selecione uma mensagem de áudio na conversa de WhatsApp;
  2. Toque nos três pontinhos;
  3. Escolha a opção “Compartilhar“;
  4. Selecione o “Transcriber” na lista;
  5. Selecione “Transcrever” e toque em “OK”.

Fonte: G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração