Pular para o conteúdo

Secretário alerta para surto no PI após confirmação de vários casos de Gripe

Secretário alerta para surto no PI após confirmação de vários casos de GripeSecretário de Saúde – Florentino Neto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma 15 casos de influenza H1N1, sendo que um evoluiu para óbito. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (8), pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde. Em entrevista à imprensa, o secretário de Saúde, Florentino Neto, confirmou que o Estado vive um surto de gripe, mas ações estão sendo tomadas para que os casos não avancem para uma epidemia. Para isso, a Sesapi está tomando providências juntamente com o Ministério da Saúde, através do SUS, e das secretarias municipais de Saúde das prefeituras.

Em Teresina, além da primeira morte confirmada pela doença, a Fundação Municipal de Saúde já confirmou 32 casos de pessoas infectadas pelo vírus H1N1 na capital. No Estado, a Sesapi confirmou que  35 hospitais estão preparados para receber a população.

Casos H1N1

Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da síndrome respiratória aguda grave (Srag), que totalizaram 99 casos notificados, sendo:

15 – casos confirmados com Influenza H1N1 1 – por adenovírus; 14 – por metapneumovírus; 2 – por metapneumovírus + parainfluenza 1; 2 – por metapneumovírus + parainfluenza 3; 3 – por parainfluenza 1; 18 – não especificada; 44 – em investigação.

Noventa e três notificações de Srag são de pacientes residentes no Piauí e seis provenientes do Maranhão. A maioria é do sexo feminino (54,5%) e 45,5% masculino. Mais de 20% dos casos notificados são de pacientes com idade acima 50 anos de idade e 14% entre criança menores de seis meses até 5 anos de idade.

Dos 99 casos de Srag, foram notificados 12 óbitos: sendo cinco por causa não especificada; dois por metapneumovírus; um para H1N1 e quatro ainda estão em investigação.

A Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou de 20.500 unidades de Tamiflu para rede pública estadual e municipal para a assistência aos pacientes da síndrome respiratória aguda grave.

Fonte:Falapiauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração