Pular para o conteúdo

Sem estrutura, Uespi de Campo Maior não abrirá vagas para 2015

Publicado por Welliton Mariano

0b878ce1898b8dd3638c5104a19132f1858163cbO campus da Universidade Estadual do Piauí em Campo Maior (Uespi), a 80 km ao Norte de Teresina, não vai receber novos alunos este ano. Professores, estudantes e a direção não aceitam novas matrículas porque não há estrutura e nem recursos financeiros.
Alan Davis Alves é aluno da Uespi e para manter os estudos conseguiu uma bolsa no valor de R$ 360, mas há cinco meses não cai nenhum centavo na conta. “A nossa situação financeira ficou muito prejudicada, porque com esse dinheiro da bolsa a gente paga moradia”, contou.

Esse é o resultado de uma crise financeira que atingiu os 11 campi da universidade estadual. Em Campo Maior a estrutura é precária. Parte das janelas está quebrada. Não possui laboratórios funcionando para atender os quatro cursos oferecidos. “Nós temos um quadro que está uma verdadeira decadência. Tudo aqui tá caindo os pedaços. A gente como professor tem que fazer malabarismo”, argumentou um professor.

No campus existem 22 professores, quando o ideal seria 42 para atender os 450 alunos matriculados. Por isso, parte dos estudantes tem que assistir aulas no período de férias para compensar a carência de professores no período regular.

“A falta de professores prejudica diretamente o ensino, porque o aluno deixa de ter as disciplinas, além da oferta de pesquisas, pois os professores ficam sobrecarregados”, relatou a professora Rebeca Vergara.

Para da estrutura que seria do refeitório desabou por falta de manutenção e a maior parte do campus está comprometida.  Há três anos o teto de uma sala de aula desabou e outras quatro salas foram interditadas. Diante da falta de estrutura professores e servidores reuniram-se  e decidiram que não aceitariam novos alunos no ano de 2015.

“Não podemos ser irresponsáveis e receber novos alunos sem a garantia de que vamos poder ofertar um curso de qualidade para esses alunos. Nós precisamos de infraestrutura para que os alunos tenham um ambiente salutar para estudar”, reclamou o diretor do campus, Hemerson Oliveira.

Fonte: G1 Piauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração