Pular para o conteúdo

Ufpi volta às aulas hoje após greve de 120 dias

 

Universidade Federal do Piauí (Ufpi) presenciou um forte movimento grevista, iniciado em maio deste ano, que paralisou as suas atividades acadêmicas por mais de quatro meses. Com a suspensão desse movimento e o fim das negociações com o Governo Federal, neste mês de setembro, os professores decidiram retornar as salas de aula nesta segunda-feira (24).

A Associação dos Docentes da Ufpi (Adufpi), em cumprimento às exigências legais, enviou à reitoria da referida instituição uma notificaçãode suspensão da greve e comunicou oficialmenteque o retorno das atividades aconteceria a partir de hoje. A categoria, mesmo com este retorno, pretende continuar mobilizada acompanhando a tramitação do Projeto de Lei 4368/12, que discorre sobre as condições trabalhistas dos mesmos.

Um novo calendário universitário/ administrativo, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), foi divulgado à comunidade acadêmica. Nele, a conclusão do primeiro semestre letivo de 2012 está prevista para o dia 20 de novembro. Já, o início do segundo semestre do corrente ano deve iniciar em 10 de dezembro, sendo este concluído apenas em abril do próximo ano. Durante esse período, a Ufpi não terá férias, apenas um recesso escolar, entre os dias 24 e 31, por conta das festividades de final de ano.

O calendário universitário de 2013 está programado para iniciar em maio, sendo o primeiro período finalizado em setembro do mesmo ano. Quanto ao segundo período, as datas ainda não foram divulgadas. A Cepex também informou que todos os sábados serão letivos, exceto se feriado ou quando inserido em recesso escolar; e as férias irão ocorrer do dia 17 a 31 de julho.

Entretanto, os universitários estão ansiosos e receosos com este primeiro dia de aula. Segundo a estudante de Direito, Helena Beata, ela está apreensiva de como os professores irão repor os atrasos. “Estou me sentindo como barata tonta. Também estou receosa de como os professores vão organizar a reposição dessas aulas. Não faço a mínima idéia de como será, mas espero que eles nos ajudem”, argumenta. Já para Neza Nóbrega, estudante de Artes, o retorno das aulas tem pontos positivos e negativos

“Por um lado eu estou feliz por ter minha rotina de volta, pois eu acabo estudando mais. Só que por outro eu vou ficar praticamente sem tempo, porque, com a correria, eu não vou poder fazer outras atividades que eu gostaria de estar fazendo”, diz.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração