Pular para o conteúdo

Uso incorreto do celular pode prejudicar a coluna cervical. Especialista explica

O celular já é parte da nossa vida, ele está presente em nosso dia a dia sendo um objeto indispensável e de uso frequente. A maioria das pessoas passam horas na frente do celular, mas você sabia que o uso incorreto e excessivo do dispositivo pode prejudicar a coluna cervical? A fisioterapeuta Bruna Araújo explica:

bruna 001

Fisioterapeuta Bruna Araújo- Arquivo pessoal

“A nossa coluna é responsável por nos sustentar de pé, além de levar e trazer informações de regiões periféricas. Quando usamos o celular por tempo prolongado de forma incorreta, que geralmente é aquela postura com pescoço fletido pra frente, acaba gerando uma sobrecarga principalmente nessa região cervical causando tensão muscular no pescoço e ombros, dores de cabeça tensional e a longo prazo o surgimento de desgastes estruturais e hérnias de disco”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm, teve ou terá dores nas costas provocados por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, os dados também são alarmantes: cerca de 30% da população do país apresenta algum caso de dor crônica na coluna.

A posição mais curvada que costumamos ficar ao usar tablets e smartphones causa inúmeros desconfortos: dores musculares em pescoço, ombros, costas; cefaleia tensional; em casos mais crônicos: espasmos musculares, formigamento de braço ou dedos, dormência, câimbra devido à compressão de nervos

A fisioterapeuta informa que para evitar estes problemas o ideal é manter o pescoço ereto, levar o celular a altura dos olhos, sem precisar levar o queixo ao peito e segura-lo com as duas mãos que dará mais apoio e equilíbrio ao corpo. “Não é fácil manter a postura, mas nosso corpo se adapta a várias alterações porque não tentar?”, acrescenta

Atenção à postura

De acordo com Bruna, a má postura de maneira geral pode gerar dor de cabeça, torcicolo, lombalgia, escoliose, hiperlordose lombar, cistalgia e vários outros problemas a longo prazo.

“Temos que ficar sempre ficar atentos à postura ao sentar ou dormir por exemplo, são coisas simples que fazem a diferença. Se corrija, pois isso é qualidade de vida. Também é importante manter uma rotina de atividade física e alongamentos para fortalecimento e relaxamento de toda a musculatura”.

Bruna Araújo fala que o profissional de fisioterapia pode auxiliar na melhora da postura por meio de alongamentos, exercícios e técnicas específicas fortalecendo a musculatura e que em casos mais avançados pode ser recomendado um tratamento através de posturas que se chama RPG (reeducação postural global).

“O RPG é uma das diversas áreas da fisioterapia que vai ajudar na correção postural, relaxar a musculatura e ajudar na consciência corporal. Já nos casos agudos em que o paciente chega relatando desconforto, o fisioterapeuta tem outra abordagem por meio da analgesia, alongamentos passivos, liberações miofasciais e uso de TENS (neuro estimulação elétrica transcutânea), ultrassom, bandagens, compressas mornas e frias para combater o desconforto. Enfim, o tratamento é individualizado e contribui para reduzir o quadro álgico, previne deformidades, dar mais amplitude nos movimentos e força muscular”.

Por Sheron Weide 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração