Pular para o conteúdo

UTI de Oeiras apresenta dados positivos em seu primeiro mês de funcionamento

DSC 8528 1

Alípio Sadi – Diretor Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras/PI (Foto: Sandy Swamy)

Há 30 dias, o enfermeiro e auditor Alípio Sadi assumiu a gestão do Hospital Regional Deolindo Couto, de Oeiras, e os resultados deste primeiro mês de adaptação, gerou dados positivos na organização, no atendimento aos pacientes, e nas ações implantadas para melhor atender a população do Vale do Canindé.

UTI

UTI – HRDC – Oeiras-PI ( Foto: Rogério Silva)

A UTI, completou no dia 25 de fevereiro, 30 dias de atendimento, cerca de 25 pacientes foram atendidos. Houveram 21 saídas, destes 2 foram transferidos para Teresina, para um suporte mais avançado na parte cardiológica e 10 pessoas tiveram alta.

Assim relata o diretor, “isso comprova o poder de resolução de atender o paciente grave próximo a sua residência […] Eu coloco como se dez vidas tenham sido recuperadas por causa de um serviço mais especializado e intensivo.”

Na Unidade de Terapia Intensiva, os pacientes contam um médico intensivistas 24 horas e o suporte dos especialistas do hospital como: cardiologista, neurologista, infectologista entre outros. “Agradeço ao Secretário de Saúde pelo empenho da implantação desta UTI, e aos profissionais comprometidos com o serviço, através deles o balanço foi muito positivo”, descreve Alípio.

Comissão de Intergestores Regionalizadas

Nesta quarta-feira, 8, aconteceu na Câmara dos Vereadores de Oeiras, o CIR- Comissão de Intergestores Regionalizadas, que contou com a participação dos 14 Secretários de Saúde, do Vale do Canindé, “colocamos a estrutura do hospital à disposição de todos os municípios, como parceiro, estamos fazendo uma análise para saber em qual área precisamos intensificar o serviço, para atender a demanda e que todos tenham um atendimento igualitário”, explica Sadi.

Mutirões de cirurgias

Multirões

Imagem ilustrativa

O Hospital Regional está sendo qualificado para realizar cirurgias eletivas em algumas especialidades, não somente para os pacientes que estão internados, mas também à população externa.

Alguns mutirões na área de oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral, vascular e ginecológica serão realizadas em futuro próximo. “Estamos em preparativos avançados na área de cirurgia vascular mais voltado para varizes, acredito que comece acontecer dentro deste mês, iremos divulgar o calendário brevemente”, expõe o enfermeiro.

Acidente de trânsito

acidente transito

Imagem ilustrativa

Oeiras assim como o Brasil passa por uma epidemia de acidente de trânsito, que geram um gasto muito grande para saúde. Essa é uma temática que deve ser discutido na escola e na rua. É uma ação de educação com fiscalização diária.

Existe um programa o DANTES- Doenças e Agravos Não Transmissíveis, que engloba a violência domésticas e o acidente de trânsito.  “Pretendemos implantar o programa no hospital, para estar gerando estáticas, e com os dados procurar os órgãos responsáveis. Precisamos evitar que estes acidentes aconteçam. Sair dos muros do hospital e traçar um plano juntamente com Ministério Público e a Secretaria Municipal de Saúde”, explana o gestor.

Violências Sexuais

Violencia

Imagem ilustrativa

Em uma conversa entre o delegado da Delegacia Regional de Oeiras, Antônio Nilton com o diretor Alípio Sadi, foram apresentados a preocupação com a necessidade de um atendimento mais humanizado e especializado, à pacientes que sofrem de Violência Sexuais, não somente o estupro, mas também a violência presumida, onde a mulher ao chegar na delegacia não se sente à vontade para relatar o fato.

Assim, o hospital em parceria com a delegacia irão implantar o programa SAMVIS- Serviço de Atenção ás Mulheres Vítimas de Violência Sexual, onde seguiram as normas do Ministério da Saúde, e as vítimas terão um atendimento com profissionais da psicologia, ginecologia, e acompanhamento que irá auxiliar no inquérito policial. O diferencial deste programa e o sigilo com os casos, para que as mulheres sintam-se protegidas

Contudo, a população do território terá um atendimento especializado em diversos seguimentos. Deste modo, serão realizados cirurgias e implantações de programas nacionais e humanizados que a sociedade necessita.

 

Por: Sandy Swamy

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração