Pular para o conteúdo

Vagas para o SiSU 2020 já podem ser consultadas; veja o cronograma

Brasília - As primeiras notas de corte do Sisu estão disponíveis. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema (Elza Fiuza/Agência Brasil)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro de 2020 e a consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 já está disponível. As inscrições serão recebidas de 21 a 24 de janeiro de 2020 e são exclusivas para quem participou do Enem 2019.

As notas estarão disponíveis em janeiro apenas para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Para os que ainda estão cursando, os chamados treineiros, as notas serão liberadas somente em março. Os estudantes poderão acessar as notas pela Página do Participante, no portal ou aplicativo. O acesso é feito com o CPF e senha do Enem 2019.

A consulta por vagas pode ser feita pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou pela cidade. Além disso, é possível consultar as listas de graduações, instituições e municípios que estão no SiSU 2020/1. O SiSU 2020/1 preencherá milhões de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. A seleção é virtual e utiliza somente a pontuação do Enem 2019 para classificar os candidatos. As instituições federais reservam o mínimo de 50% das oportunidades para os estudantes de escolas públicas, os chamados cotistas.

O SiSU 2020 aceitará as inscrições dos participantes do Enem 2019 que não zerarem a redação do exame. Os interessados terão que fazer o login na página sisu.mec.gov.br, de 21 a 24 de janeiro de 2020, com o número de inscrição do Enem 2019 e senha utilizada para acesso da Página do Participante do Enem.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos e terão que definir a modalidade de concorrência (sistema universal/ampla concorrência ou uma das diferentes categorias de cotas ou ações afirmativas). Os participantes terão a oportunidade de alterar as opções até o último dia de inscrições. O Ministério da Educação divulgará balanços diários e notas de corte (pontuação mínima necessária para cada curso) para que os candidatos possam acompanhar o andamento dos cadastros.

Vagas no Piauí

Para o SiSU 2020.1, o Piauí conta com 9.339 vagas presenciais, distribuídas entre Ufpi, Uespi, Ifpi e Univasf – Campus Serra da Capivara, somente entre as IES públicas. Para o Ensino Superior à distância, o Piauí terá 5.850 vagas, sendo 2.730 para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 3.100 para a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), as quais serão ofertadas no segundo semestre de 2020, quando será lançado o edital.

Maria de Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esclarece que “as federais ofertarão 50% por cento das vagas para ampla concorrência e os outros 50% para políticas de ações afirmativas, as chamadas cotas. No caso da Uespi, 70% das vagas serão para ampla concorrência e 30% para cotas”.

Cronograma do SiSU 2020/1

Inscrição: 21 a 24 de janeiro

Resultado: 28 de janeiro

Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro


Fonte: 180 Graus com informações da Ascom
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração