Pular para o conteúdo

Vencendo a batalha contra o gigante do desânimo

Imagem ilustrativa ( Foto: Google Imagens)
Imagem ilustrativa ( Foto: Google Imagens)

Imagem ilustrativa ( Foto: Google Imagens)

ÂNIMO versos DESÂNIMO

“Esforça-te e tem bom ânimo, (…), Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo.” (Josué 1:6a-7a)

Na palavra de Deus encontramos vários versículos falando de ânimo, esse a qual escolhi acho muito profundo, onde Deus fala ao profeta Josué para se esforçar e ter bom ânimo, porque a tarefa à qual o Senhor estava lhe dando seria muito necessário. O Senhor sabia que ele iria precisar em cada momento.

A vida é como uma maratona, correria intensa todos os dias em todos os sentidos: no trabalho, nos relacionamentos, na família e assim vai. O ativismo consumindo! O problema é que todo atleta uma hora cansa, por mais que seja bem preparado e tenha todos os recursos para ir até o fim, mesmo assim cansa, acabam a suas forças, e na mente de um atleta só há um objetivo: chegar ao fim da corrida. Somos do mesmo jeito, e para nós a pior parte é quando vemos estar no meio do caminho (às vezes nem no meio, é no início mesmo) e falta muito para chegar, e é aí que vem o sentimento que inunda nossa alma, mente e, nosso coração: o desânimo. Vários pensamentos de uma só vez: “Não vou conseguir!”, “Não tenho mais força!”, “Não aguento mais, vou parar por aqui…”, ou até mesmo um “Desisto!”. Negativismo! Além dos obstáculos no caminho.

Falamos isso porque chegamos ao ponto de ser pessoas cansadas, sem disposição e nem vontade para fazer nada, quando nos esforçamos muito e temos pouco ânimo.

Sabemos que às vezes na vida é assim. Talvez você que está lendo este artigo vivencia essa tal situação, correndo como louco, chegando ao seu limite e anda sem forças. Filhos, trabalho, faculdade, desgostos, decepções, enfim…

Vamos refletir hoje sobre o ânimo e desânimo, uma guerra interior! O desânimo, como a própria palavra já diz, é a falta ou ausência de ânimo. E nos impede de vivermos uma vida saudável. Se você se sente desanimado(a), então lá vai algumas dicas que podem te ajudar!

Alguns motivos que podem nos levar ao desânimo no dia-a-dia:

1 – O perder da força. Quando forçamos demais nosso corpo, nossa mente, nos tornamos pessoas cansadas, chegando assim ao desânimo, à falta da força de vontade pra tudo. É quando temos muitas coisas para fazer, resolver, e acaba ocupando todo o nosso tempo, “forçando a barra”, gerando exaustão em excesso. “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,” (2 Coríntios 4:16).

Um corpo, mente e coração cansados não conseguem encontrar motivação ou ânimo para nada, a não ser o descanso. A melhor atitude é descansar, cuidar de você mesmo, tirar alguns dias de descanso, livre de preocupações, e aproveitar. Somente Descanse!
“Ele me faz descansar em pastos verdejantes, e para águas tranquilas me guia em paz.” (Salmo 23:2)

2 – Dar ouvidos aos outros. Desistir de um objetivo por medo de julgamentos sociais, medo de apresentar ideias e ser criticado por alguém, deixar de fazer o que gosta porque fica imaginando o que os amigos, familiares, as pessoas vão pensar de você, achar que os outros sempre tem a razão de tudo. O ser humano pode fazer de tudo só para evitar a vergonha. Capaz de mudar sua rota, mudar os objetivos, por causa de alguém, para não se sentir o “diferentão”.

Siga em frente! Faça as coisas que te agrada, que gosta e se sente feliz, dê valor e continue o objetivo, sem olhar para o outro, perca o medo da crítica, e seja você! Não busque aprovação das pessoas para fazer o que te deixa feliz!
“Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.” (Provérbios 16:3)

3 –Perfeccionismo. É saber de suas limitações e insuficiências e levar tudo muito a sério. Pessoas assim pode ficar com aquele medo de fazer algo de muita importância e falhar, onde ao errar se sentir mal e desanima-se, com o medo de tentar novamente e errar e ser criticado, se auto negativando, se desvalorizando.
Colocar o dedo num fio sem saber que ele é elétrico, levaremos um choque e não vamos querer pôr novamente. Acontece do mesmo jeito desse exemplo que acabo de dar, de falhar em algo e nunca mais sentir a vontade de tentar de novo.

Então a melhor forma é esquecer dos fracassos passados, e olhar para frente. Persistir, perseverar. Tentar não só uma vez, mas várias. Se der errado, tente de novo!
“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
(Filipenses 3:13-14)
Ir em busca de um objetivo é o mesmo que você subir uma montanha super alta, e quando chegar bem pertinho do topo, vim o cansaço, a sede, vontade de parar, voltar do caminho e ainda sem saber que já está quase lá, acaba desistindo.
Não dê lugar ao desânimo, porque ele esconde tudo de mais lindo da nossa vida, nos torna parecido com o fracasso, pensamos assim ser um fracassado, além de pessoas negativas também nos torna introvertidos e acaba com nossos objetivos e sonhos, destruindo a muitos.

Reflita: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

 

Por Alicia Rodrigues

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração