Pular para o conteúdo

No Piauí, toda a energia foi restabelecida às 21h50 após apagão

 

O diretor de gestão da Eletrobras Piauí, Anthony Mercury, informou que a energia foi restabelecida totalmente em todo o Estado por volta das 21h50. Ele contabiliza que 1,270 milhão de consumidores foram atingidos e 4.800 megawatt de energia por hora deixaram de ser consumidos durante o apagão que ocorreu na tarde de ontem(22).

Ele afirma que a suspeita é de um problema em um disjuntor na subestação Xingu, responsável pelo escoamento da energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará, que atingiu os estados do Norte (menos Roraima), todos do Nordeste e parte do Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

“O sistema é todo interligado. Por exemplo, uma energia gerada em Guadalupe-PI pode chegar ao Estado de São Paulo. Quando ocorre qualquer perturbação, que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda não identificou exatamente o que foi, tivemos uma geração maior que a necessária que perturbou o sistema. Há um sistema regional de alívio de carga que quando ocorre uma perturbação as cargas são desligadas para manter-se o equilíbrio. Se não tiver esse equilíbrio o sistema para todo e para não parar todo, algumas cargas são desligada”, explica Mercury.

O diretor afirma que esse desligamento serve para chegar a um “esquema regional de alívio de carga”.  “À medida que ele vai desligando depois eu tenho que restabelecê-lo quando o sistema se equilibra”.

O apagão ocorreu às 15h48 e às 17h, os trabalhos de religação começaram gradativamente nas subestações de Teresina, as primeiras a serem ligadas foram a do Satélite e da Macaúba e a do Jockey ocorreu por volta das 20 horas.

“Nós temos que ligar e esperar uma hora para ter esse equilíbrio e não se pode ligar tudo de uma vez porque o sistema não aguenta, porque é paripasso, à medida que preciso de carga eu vou gerando mais carga e quem opera isso é o sistema nacional que determina o que é que eu tenho que ligar e desligar”, argumentou.

A energia foi retomada no Norte do Estado de Parnaíba e Campo Maior por volta das 20h50 e no Sul, de Bom Jesus e Corrente às 21h50.

Outros dois apagões semelhantes a estes ocorreram em 2012 quando deixou todo o Nordeste sem energia, mas em menos tempo que este e em 2014 houve outro que deixou os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

Fonte:Cidadeverde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração