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Influencers: como é o trabalho de quem produz conteúdo e influencia na internet

As redes sociais e a internet são parte da nossa rotina diária, dar uma olhada no Instagram entre uma atividade e outra já é de praxe da nossa sociedade. Junto com esse advento às plataformas digitais surgiu uma figura, os influenciadores e produtores de conteúdo digital.

O digital influencer trabalha na internet, principalmente com as redes sociais formando opinião e influenciando seus seguidores através do conteúdo que produzem.  Ele fecha parcerias com marcas e empresas para criar conteúdo exclusivo, promover as ofertas e alavancar as vendas.

Para falar um pouco mais da rotina e do trabalho de influencer o Portal Integração ouviu a jovem oeirense e digital influencer de 20 anos, Ysla Eloisa de Azevedo Brito. Ela conta que começou a trabalhar com a internet em 2017 quando sua filha nasceu postando conteúdo sobre maternidade, mas foi só em 2018 que passou a produzir conteúdo de forma mais séria.

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Digital influencer Ysla Eloisa- Arquivo pessoal

Ysla relata as principais dificuldades de quando começou. “Acho que com certeza eram as brincadeiras e piadinhas, mas não desanimei. Outra coisa era que eu não tinha muito um norte do que fazer e de como fazer, hoje em dia é uma coisa comum e tem várias dicas tanto no Instagram como no YouTube”.

Atualmente, Ysla conta com mais de 7 mil seguidores em seu perfil do Instagram (@yslaeloisab) . Em seus stories ela mostra sua rotina de estudos, leituras, maternidade, dicas de maquiagem, roupas, produtos de pele e cabelo, além de suas parcerias e os chamados “recebidos”.

Além do perfil no Instagram, ela também possui uma conta no TikTok e um canal no YouTube, segundo a influenciadora, é difícil dividir o tempo para alimentar todas as plataformas.  “O Instagram e o tiktok são os mais fáceis pois tem ferramentas de vídeos mais rápidas como o reels e os stories. Sempre procuro ideias nas músicas que estão fazendo sucesso e tento trazer de um jeito legal é único”, acrescenta.

Quando questionada sobre o que mudou na sua rotina após a chegada da pandemia, a influencer relata que “a dificuldade de quem trabalha mostrando o dia a dia é que acaba sendo repetitivo e nessa pandemia eu fiquei em casa 90% do tempo, então não tinha muito o que mostrar. Mas a gente vai se reinventando todos os dias para mostrar coisas legais”.

As responsabilidades de influenciar

Por ter muito alcance, as redes sociais muitas vezes pode ser um instrumento de disseminação de mensagens de ódio ou até mesmo crimes virtuais, constantemente os influencers são alvos dos chamados “haters” (pessoas que disseminam ódio na internet).

Ysla compartilha que não recebe tantas mensagens negativas, mas que as poucas que já recebeu a afetaram. É bem difícil não se afetar quando tem gente ali que se acha no direito de criticar você, seu corpo, seu jeito de falar, sua maternidade, tudo. As pessoas esquecem que por trás de stories, foto no feed e tudo aquilo, tem pessoas que são iguais a elas e que também se magoam”, desabafa.

Outro ponto que tem sido debatido é a responsabilidade dos conteúdos que os influenciadores publicam, eles são formadores de opinião e dependendo do que postam podem influenciar positivamente ou negativamente várias pessoas.

“Nós temos uma responsabilidade social, pela quantidade de pessoas que nos assistem diariamente. Cada luta tem sua importância e pode ganhar cada vez mais espaço se nós falássemos mais”, defende Ysla.

Para quem deseja começar a produzir conteúdo digital, Ysla deixa as seguintes dicas: “não tenha medo de ser você, não crie um personagem perfeito para rede social, observe o que está fazendo sucesso e reproduza de forma autêntica, não desista no primeiro obstáculo, faça amizades! Para mim esse é o mais difícil, mas é muito bom ter pessoas que te entendem e te apoiam nesse meio”.

 

Por Sheron Weide

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