Pular para o conteúdo

JM Solar oferece sistemas de energia solar on grid e of grid

Proprietário da JM Solar, Joaro Vieira

A JM Solar já funciona em Oeiras há mais de cinco anos. A empresa oferece produtos de energia solar tanto no sistema on grid quanto no sistema of grid e fica situada na Avenida Transamazônica, bairro Rodagem de Picos.

O proprietário Joaro Vieira pontua que os principais motivos para aderir à energia solar: custo benefício, economia de energia e a produção de alimentos sem custos. “Uma pessoa que coloca energia solar em sua residência e que paga em torno de 500 reais de energia ela baixa o valor em torno de 95%, e aí ela pagaria entre 50 e 60 reais no sistema on grid, no of grid com instalação de poços tubulares a pessoas não pagaria energia e teria irrigação custo zero por pelo menos sete horas por dia”, explica.

jm solar 002

Equipe da empresa JM Solar

O sistema on grid é recomendado em locais que já possuem energia elétrica porque é conectado à rede elétrica e funciona através junto à concessionária. O on grid está diretamente ligado ao consumo e não ao tamanho da residência, assim, o cálculo é feito a partir do consumo.

“A pessoa solicita o projeto e a gente faz um projeto de cálculo de quantos painéis solares seriam necessários para abater a conta de energia, então o projeto depois de feito é analisado pela companhia energética aí sim é instalados os painéis na casa”.

JM SOLAR 001

Placas de energia solar instaladas pela JM Solar

O sistema possui uma durabilidade de mais de 25 anos e a manutenção deve ser feita de seis em seis meses que consiste na limpeza dos painéis solares que acumulam sujeira, ainda segundo Joaro, o investimento das placas solares pode ser pago dentro de três ou quatro anos.

Já o sistema of grid só pode ser colocado em locais que não existem de maneira alguma a energia elétrica porque utiliza baterias, portanto, é indicado para lugares mais remotos como fazendas. O cálculo do of grid também é deferente do on grid.

“Ao invés de calcular o consumo, é calculado por equipamentos dependendo do que a pessoa vai utilizar, se vai usar geladeira, freezer, ar condicionado e aí é feito o cálculo e através desse cálculo é colocado um sistema de banco de baterias e o sistema de painéis solares na casa para que as baterias façam o suprimento de energia durante a noite que é quando não tem sol”, acrescenta Joaro Vieira.

Financeiramente falando, Joaro garante que a aquisição de painéis solares é acessível e que inclusive disponibiliza vários tipos de financiamentos bancários e por diferentes empresas.

“O que muda na conta do consumidor é que é trocado o medidor da companhia elétrica e a conta dele vai constar a geração energética dele, então se ele gasta 500 reias com energia será abatido e a geração foi prometida para 500 quilowatts, então a conta dele cairá 95%, vale lembrar que se em casa for colocada 500 quilowatts e o consumo for de até 500 quilowatts a pessoa só pagará a taxa de iluminação pública e a manutenção do relógio”, conclui Joaro Vieira.

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração