Pular para o conteúdo

“2° Por do Sol com Elas: Outubro Rosa”

por

O movimento mundial do Outubro Rosa, iniciou na década de 1990, com o objetivo de estimular a sociedade na prevenção do câncer de Mama, compartilhando informações, promovendo conscientização e maior acesso ao serviço do diagnóstico precoce.

 

Com esse intuito o Coletivo Esperança Garcia organiza o “2° Por do Sol com Elas” no dia 23, a partir das 16:30h, na praça da Juventude, bairro Canela. A psicóloga Millena Faustino irá  falar sobre empoderamento feminino e a importância da aceitação do corpo na detecção do câncer e a Dr.  Marcela Marcos abordará sobre o tema  câncer de mama e importância do auto-exame.

A roda de conversa é um momento para dar voz as mulheres presentes,” O Pôr do sol com Elas não é nada muito formal, é  levantado uma questão e nós deixamos as mulheres falar sobre suas experiências, dúvidas, medos…” explica a psicóloga.

 

 

Formada em Janeiro deste ano, pela Faculdade Integral Diferencial (Facid Devry) de Teresina, a Dr. Marcela é médica generalista, e trabalha com a atenção básica nas Ubs do bairro Várzea e Rodagem de Floriano e na UPA de Oeiras. A médica afirma que o câncer de mama tem maior índice de cura, quando ocorre a prevenção em estágio inicial, “ é um dos cânceres de mais alta prevalência entre as mulheres. Comparado com outros tipos de câncer tem alta probabilidade de cura, principalmente se for diagnosticado em fases iniciais, e é possível realizar prevenção primária e secundária da doença”, ressalta.

 

Dados  do Câncer de Mama

 

Segundo o Instituto do Câncer (INCA), a estimativa para o Estado são de 580 novos casos de câncer de Mama em 2016, sendo que 230 moram em Teresina. No Piauí, cerca de 524 mulheres estão em tratamento, 39% residem na capital, 13% nos municípios e 8% de outros estados.

 

 

Por: Sandy Swamy

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração