O governo do Rio de Janeiro divulgou nesta terça-feira que as obras do Maracanã chegaram a 70% de conclusão, de acordo com a medição feita no dia 30 de setembro. Segundo o comunicado, o trabalho agora está concentrado nos acabamentos do estádio que receberá as finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.
– A parte mais pesada da reforma, que envolveu muito trabalho com concreto e estruturas metálicas, acabou. É uma fase de muita exigência do ponto de vista da engenharia e das dificuldades próprias de uma estrutura antiga, como é o Maracanã. Agora, entramos numa outra fase que é a dos detalhes. Esta exige mais mão de obra e mais cuidado nos acabamentos de banheiros, bares, camarotes, luminárias, enfim de instalações diversas – disse Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).
A instalação da nova cobertura é a obra mais pesada desta parte final. De acordo com o governo, estão prontos dois dos quatro andaimes e as plataformas que estão sendo erguidos sobre a arquibancada para apoiar os cabos de aço da estrutura metálica de sustentação da cobertura.
O campo de jogo também está tomando forma e foi demarcado e nivelado. O espaço que receberá a grama será drenado após a retirada de gruas e equipamentos necessários à montagem da cobertura.
A previsão de conclusão do Maracanã é fevereiro de 2013, quatro meses antes da Copa das Confederações. O estádio carioca receberá três jogos no torneio e depois, em 2014, será palco de sete partidas da Copa do Mundo.