Pular para o conteúdo

Desembargador Álvaro Brandão Filho morre aos 94 anos em Teresina

desembargador

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Álvaro Brandão Filho, de 94 anos, ocorrida nesta quinta-feira (21) na cidade de Teresina.

Não há informações sobre a causa da morte, apenas que a idade avançada contribuiu para o falecimento. Na nota, o presidente do Tribunal de Justiça destacou o excelente trabalho realizado por Álvaro Brandão Filho. “Brandão construiu exitoso legado profissional na magistratura, tendo atuado também como advogado e promotor de Justiça. Deixa uma família próspera, honrada e feliz, a quem manifestamos a solidariedade do Judiciário piauiense”, afirmou na nota.

O velório será realizado a partir das 10h, na Rua São Pedro, nº 3155, no bairro Ilhotas. O sepultamento acontecerá às 16h30, no cemitério São José, na zona norte de Teresina. Sebastião Ribeiro Martins decretou luto por três dias.

O desembargador Álvaro Brandão Filho

Ele nasceu em Pedro II, Estado do Piauí, no dia 19 de maio de 1924. Filho de Álvaro Brandão e Maria Amélia de Andrade Brandão, bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Piauí em 1953.

Atuou como Promotor Público nas Comarcas de Gilbués (1954), Piripiri (1955) e em São João do Piauí (1955). Serviu na extinta Procuradoria do Domínio do Estado, na Procuradoria Regional Eleitoral, na Procuradoria Geral de Justiça e nas Promotorias de Piripiri e Campo Maior.

Iniciou na Magistratura ainda no ano de 1955, empossado Juiz de Direito de Regeneração, ali exercendo o cargo até 1960, quando promovido por merecimento para as Comarcas de São Pedro do Piauí (1960-1963), Piripiri (1963-1965), Floriano (1965-1966) e para a 3ª Vara Cível de Teresina, onde serviu por mais de dez anos (1966-1979). Tomou parte do Colegiado do Tribunal de Justiça desse Estado, como Desembargador, no ano de 1979, assumindo posteriormente a Presidência do Órgão e a função de Corregedor Geral de Justiça (1984-1985).

Elegeu-se, em dezembro de 1987, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, permanecendo no cargo até 2 de janeiro de 1989, quando é eleito Vice-Presidente para um ano de serventia, assumindo as funções de Corregedor Regional Eleitoral. Nessa Justiça Especializada, exerceu ainda as funções de Juiz Eleitoral nas seguintes Zonas: 43ª ZE (1955); 30ª ZE (1960); 11ª ZE (1963); 9ª ZE (1965) e Juiz Titular da 2ª ZE (1972). Aposentou-se em 19 de maio de 1994. Foi agraciado com o título de Patrono do Fórum da Comarca de Aroazes, PI.

Confira a nota na íntegra:

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), com imenso pesar, comunica a magistrados e servidores o falecimento, nesta quinta-feira (21), do desembargador aposentado Álvaro Brandão Filho, ao tempo em que decreta luto oficial de três dias. A bandeira do Tribunal de Justiça trapeja a meio mastro. Ex-presidente do TJ-PI e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, o desembargador Álvaro Brandão construiu exitoso legado profissional na magistratura, tendo atuado também como advogado e promotor de Justiça. Deixa uma família próspera, honrada e feliz, a quem manifestamos a solidariedade do Judiciário piauiense.

Informamos que o velório será realizado a partir das 10h, na Rua São Pedro, 3155, Ilhotas. O sepultamento acontecerá às 16h30, no cemitério São José.

Des. Sebastião Ribeiro Martins

Presidente do TJ-PI

Fonte: GP1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração