Pular para o conteúdo

Terceira dose: veja como foi a movimentação da vacinação em Oeiras hoje

Os oeirenses adultos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 20 de outubro de 2021 já podem completar seu esquema vacinal com a dose de reforço.

O cronograma divulgado pela Secretária Municipal de Saúde para a aplicação da terceira dose iniciou no dia 3 de fevereiro no bairro Jureminha nos turnos da manhã e tarde. Hoje (08), o imunizante está sendo aplicado na Unidade Básica de Saúde de Oeiras Nova, estivemos por lá acompanhando a movimentação.

A técnica de enfermagem Kelly Mony de Sousa ficou à frente da aplicação de vacinas na UBS hoje,  segundo ela, as expectativas da equipe foram mais que superadas. “Superou nossas expectativas porque foram mandadas 120 doses e foram aplicadas todas elas“.

A Unidade do Oeiras Nova recebeu um total 120 doses da vacina Pfizer, mas dependendo da demanda e procura das pessoas, a equipe poderia solicitar mais junto à Secretaria de Saúde.

Uma dúvida que tem surgido sobre a vacinação é com relação às recomendações e restrições para quem pegou dengue. “O esperado é que a pessoa vá notificar a doença através do exame, não pode tomar a vacina estando com dengue, a recomendação é esperar um prazo mínimo de 30 dias contando a partir do dia em que o paciente teve alta”, explica Kelly.

Outra dúvida é sobre os efeitos colaterais, a técinica informa que é comum sentir dor e inchaço no local da aplicação, fadiga, febre e dor de cabeça. A orientação é que o paciente faça uso de antitérmicos para aliviar a febre.

O sentimento de estar vacinada

Iany Hanael da Silva Siqueira Barbosa de 24 anos, veio logo pela manhã garantir sua dose reforço. Para ela, a dose a mais é fundamental para garantir o fortalecimento dos anticorpos já adquiridos com as  vacinas anteriores.

iany
Iany Hanael recebendo a dose reforço

“Tudo que nós já passamos com a pandemia eu acho importante você completar seu esquema vacinal, se não for por você, que seja pelos outros porque a Covid é complicada, têm pessoas que não sentem nada, mas tem aqueles que sentem”, afirma Iany.

Iany foi imunizada com Pfizer. Ela conta que quando tomou a primeira dose não sentiu nenhum tipo de reação, já com a segunda sentiu febre e dor no braço, mas que tomou um antitérmico e se recuperou bem.

“O sentimento de estar imunizada é maravilhoso, é questão de segurança, tanto pra mim quanto para minha família, principalmente para o meu filho que é bebê e não tem a oportunidade de se vacinar ainda”, acrescenta.

Cronograma

O cronograma segue durante a semana. Nesta quarta-feira (09) a campanha será no bairro Canela pela manhã; no bairro Várzea (manhã e tarde); na UBS Pedro Barbosa (manhã e tarde); no bairro Rosário (manhã e tarde) e no bairro Rodagem de Picos (manhã e tarde).

Na quinta-feira (10) serão contemplados os bairros Rodagem de Floriano e Juaraní, ambos pela manhã.

cronograma vacina

 

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração