Pular para o conteúdo

Positividade de testes da covid volta a subir e associação de medicina faz alerta

O número de testes para diagnóstico da covid-9 e o índice de positividade a subir no Brasil. O alerta é da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Segundo a Associação, na semana entre 25 de abril e 1º de maio, houve uma queda de 26% de testes positivos. Já entre 9 e 15 de maio o índice chegou a 40%.

“O que a gente tem testado na Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica é uma retomada do aumento do número de testes para a covid. A gente não chegou aos picos de exames que ainda a gente teve durante as primeiras ondas da covid, mas teve sim uma redução maior e agora já volta a ter um aumento tanto no número de testes quanto perto da positividade destes testes”, informou o Médico patologista, Alex Galês do coordenador de exames ou médicos da Abramed, em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo ele, ainda não há motivo para alarde, mas os números já mostram que a circulação do vírus voltou a aumentar.

“Isso já é uma realidade. A gente já está tendo um aumento no número de casos. Ainda não é tão alarmante quanto as anteriores, a chegada da Omicron, mas mostra que a circulação está retornando”, declarou.

Uma das causas apontadas para o aumento da atividade é a falta do complemento da vantagem contra a covid.

“Em questão de tempo, tanto pela duração da covid. Após esse prazo pode levar a uma reinfecção. Temos novas cepas identificadas. A própria Argentina está tendo um aumento de casos. A gente ainda não tem uma situação alarmante, mas é importante para lembrar que a pandemia ainda não acabou e a gente precisa manter os cuidados”, alerta.

Piauí é exemplo

Galoro comentou ainda a situação do Piauí e os óbitos foram quase zero. Em maio, por exemplo, foram registrados agora até 38 casos de covid-19 e 4 óbitos.

“O Pão é um exemplo de adesão ao Brasil em relação a adesão para o tem. Isso faz com que você diminua a circulação do vírus e com isso os níveis caem para todo mundo. Os outros estados podem aprender com o que foi feito aí”, finalizou.

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração