Uma tempestade com raios provocou a morte de 38 cabeças de gado em propriedades rurais situadas nos municípios de Manoel Emídio e Colônia do Gurgueia, no Sul do Piauí. O médico veterinário Francisco Constâncio afirmou que, entre os animais, havia bezerros, vacas prenhas e bois. O prejuízo fica em torno de R$ 130 mil.
Os casos ocorreram na madrugada de domingo (25) durante uma tempestade nas cidades vizinhas. O veterinário Francisco Constâncio contou em entrevista ao Meionorte.com que recebeu solicitações de pecuaristas pela manhã para averiguar as mortes de vacas em Colônia do Gurgueia e Manoel Emídio.
Nos dois casos, os animais estavam debaixo de árvores e não tinham ferimentos expostos. “Nós fomos na propriedade de Colônia do Gurgueia e constatamos que os animais morreram por causa dos raios. Solicitamos uma máquina para retirar e enterrar os animais”, contou Constâncio.
Em seguida, o veterinário recebeu a informação que no município de Manoel Emídio, distante a cerca de 30 km de Colônia do Gurgueia, 36 animais morreram e dois ficaram machucados na Roça do Chorró. “Era vaca prenha, boi, bezerro, um prejuízo de mais de 120 mil para o produtor”, relatou o veterinário.
Temporal danificou residências
A chuva registrada na cidade de Colônia do Gurgueia também deixou prejuízo aos moradores da zona urbana. Algumas casas foram destelhadas e tiveram muros derrubados pelos fortes ventos. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Meio Norte