Pular para o conteúdo

Terra terá “duas luas” em órbita durante dois meses; entenda

A Terra contará com “duas luas” em sua órbita durante quase dois meses, a partir do dia 29 de setembro.

O asteroide 2024 PT5 atuará como um satélite temporário, orbitando nosso planeta por 57 dias.

De acordo com o pesquisador de Astronomia, Franklin Rinaldo, o 2024 PT5 pertence ao cinturão de asteroides Arjuna e permanecerá em órbita terrestre até o dia 25 de novembro.

“Esse é um evento mais comum do que imaginamos. Quando pequenos objetos possuem uma órbita semelhante à da Terra ao redor do Sol, e passam em baixa velocidade, como é o caso do asteroide 2024 PT5, que se move a cerca de 3.500 km/h, a Terra o captura temporariamente. Ele ficará em órbita por aproximadamente 57 dias. É um asteroide pequeno, originário do cinturão de asteroides Arjuna, com uma órbita muito parecida com a da Terra”, explica o pesquisador.

No entanto, Franklin Rinaldo destaca que o evento só será visível com o uso de telescópios profissionais equipados com sensores específicos.

“A trajetória do asteroide é um pouco mais elíptica. Quando ele se aproximar da Terra, o campo gravitacional terrestre irá capturá-lo, fazendo com que ele complete uma revolução. No entanto, devido ao seu tamanho pequeno e brilho intenso, não será possível visualizá-lo a olho nu. Será necessário um telescópio profissional com uma lente de diâmetro de aproximadamente 70 cm e sensores adequados para observação”, ressalta.

O pesquisador também destaca a importância do monitoramento desses asteroides para prever possíveis riscos à Terra.

“Nós monitoramos esses objetos justamente para verificar o risco que podem representar ao nosso planeta. O que sabemos é que, nos próximos mil anos, nenhum desses asteroides oferece ameaça à Terra. Esse monitoramento é essencial para que possamos prever nosso futuro e garantir nossa segurança”, conclui.

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração