O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a professora Nadir Nogueira como reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 5 de novembro.
Nadir Nogueira assumirá a reitoria a partir de 21 de novembro, com um mandato de quatro anos. O professor Edmilson Moura será o vice-reitor.
Os novos dirigentes foram escolhidos por meio de um processo democrático em duas etapas. A primeira fase foi uma consulta geral junto à comunidade universitária em 15 de maio de 2024. Em seguida, o Conselho Universitário votou para formar a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.
Nadir Nogueira foi escolhida pela comunidade acadêmica com 48,30% dos votos válidos na consulta pública. Ela liderou a lista tríplice encaminhada ao presidente Lula com 35 votos. O atual reitor, Gildásio Guedes, nomeado em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro, ficou em terceiro lugar na consulta, mas foi reposicionado em segundo na lista tríplice.
Nadir Nogueira possui graduação em Nutrição pela UFPI (1983), mestrado em Ciências dos Alimentos pela USP (1991) e doutorado na mesma área também pela USP (1996). Atualmente, é professora titular na UFPI e foi vice-reitora duas vezes entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.
Edmilson Moura, futuro vice-reitor, é licenciado em Química pela UFPI (1993), mestre em Química Analítica pela USP (1996), doutor em Química Inorgânica pela UFMG (1999) e pós-doutor pelo Instituto de Química da USP (2014).
Fonte: Informações fornecidas pela assessoria de imprensa da UFPI.