Na manhã desta quinta-feira (06), um empresário foi preso sob a acusação de ameaçar seus vizinhos e efetuar disparos de arma de fogo em plena luz do dia, na zona Leste de Teresina. O suspeito, que não teve sua identidade revelada, já havia sido detido no final de janeiro, mas foi liberado durante a audiência de custódia.
Durante a primeira prisão, as autoridades apreenderam uma pistola 9mm e um fuzil de assalto 556 em posse do empresário. Apesar de possuir registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), e de ambas as armas estarem devidamente registradas, o fuzil apreendido é um armamento semiautomático com capacidade de efetuar até 30 disparos.
A investigação, conduzida pela 7ª Delegacia Seccional de Teresina, apura os crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, disparo de arma de fogo, ameaça e perturbação do sossego alheio. A prisão preventiva do suspeito foi decretada, e o mandado foi cumprido na manhã de hoje.
“Esse indivíduo vinha causando baderna e medo na região da Rua Senador Area Leão, na zona Leste de Teresina”, declarou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
As penalidades para os crimes investigados são severas. Disparar arma de fogo em local habitado ou via pública pode acarretar em pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa. Portar armas ou acessórios de uso permitido sem registro, ou em desacordo com as normas legais, pode levar à detenção de dois a quatro anos. A posse ou porte de armamentos proibidos no país pode resultar em reclusão de quatro a oito anos.
No Brasil, o porte de fuzil é restrito a grupos específicos, como policiais e oficiais das Forças Armadas. O porte de fuzil para defesa pessoal de civis é estritamente proibido.
Fonte: Cidade Verde







