Carmelita Siqueira Castro foi condenada a 24 anos de prisão por matar o companheiro Francisco das Chagas Silva com golpes na cabeça em 2008, em Teresina. O crime teria sido motivado por uma negativa da vítima ao pedido de dinheiro para comprar refrigerante.
A 2ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina condenou, nesta segunda-feira (2), Carmelita Siqueira Castro a 24 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de seu companheiro, Francisco das Chagas Silva, de 69 anos. O crime ocorreu no dia 12 de outubro de 2008, na residência do casal, localizada na capital piauiense.
Segundo denúncia do Ministério Público do Piauí (MPPI), Carmelita agiu após a vítima negar um pedido de dinheiro para a compra de refrigerante. A sentença incluiu qualificadoras como motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, além de agravantes por crime contra idoso e relação doméstica entre autora e vítima.
O julgamento foi transmitido virtualmente. A acusada já havia cumprido pena entre 2008 e 2010, e deverá retornar ao sistema prisional para cumprimento da sentença.
Na época do crime, Carmelita e Francisco mantinham um relacionamento de cerca de 15 dias. Ambos estavam ingerindo bebida alcoólica na companhia de Valdi Rodrigues de Oliveira, vizinho do casal. De acordo com o MPPI, a acusada teria convidado Valdi para participar do homicídio. Ele foi julgado em 2022 e absolvido.
Fonte: G1 Piauí.







