Capoeira como educação e inclusão: Oeiras realiza a I Semana da CapOeiras

Participe do nosso grupo de Whatsap

Capoeira como educação e inclusão: Oeiras realiza a I Semana da CapOeiras
Capoeira como educação e inclusão: Oeiras realiza a I Semana da CapOeiras

O Instituto Cultural Oeirense de Capoeira – ICOC realizou, entre os dias 28 de julho a 03 de agosto de 2025, a I Semana da CapOeiras, um evento inédito no município de Oeiras – PI, que contou com uma vasta programação de palestras e ações formativas voltadas ao fortalecimento e à valorização da cultura afro-brasileira, com foco especial na Capoeira como instrumento de resistência, educação e inclusão social.
A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da Capoeira enquanto manifestação cultural, educativa e social, além de promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, integrando temas como resistência, ancestralidade, saúde, direitos sociais, inclusão e adaptabilidade.
Com atividades abertas ao público e voltadas a diversos públicos: crianças, adolescentes, jovens e adultos, o evento proporcionou momentos de reflexão, aprendizado e valorização da identidade cultural afro-brasileira, especialmente no contexto local de Oeiras.
A I – Semana da CapOeiras representou um importante marco para o município, reafirmando o compromisso do ICOC com a formação cidadã, o respeito à diversidade e a preservação das tradições que compõem o patrimônio imaterial da comunidade oeirense.

Temas e Atividades:
A programação foi composta pelas seguintes atividades:
• Resistência e Ancestralidade – Palestrantes: Advogado Edilberto Vila Nova e Professor Lameck Valentim;
• Noções de Primeiros Socorros – Palestrante: Enfermeiro Matheus Meneses;
• Hábitos Saudáveis – Palestrante: Nutricionista Juliana Barros;
• Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente – Palestrante: Conselheiro Tutelar Antônio Carvalho;
• Inclusão e Adaptabilidade – Palestrante: Enfermeira Erielma;
• Contexto Histórico da Capoeira de Oeiras – PI – Palestrante: Gilmar Pacheco (Contramestre Magro de Aço);
• A Importância da Mulher na Prática da Capoeira do Município – Palestrante: Professora Graciele Carvalho (Graduada Estrela);
• Alusão ao dia do Capoeirista – Contramestre Magro de de Aço, Contramestre Charuto, Professor Pompeu e Professor Bolacha;

Organização:
Contramestre Magro de Aço, Contramestre Charuto, Professor Pompeu e Professor Bolacha.

Apoio:
Prefeitura Municipal de Oeiras;
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT;
Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS;
Secretaria Municipal de Saúde – SESAM;
Escola de Capoeira Raízes do Brasil;
Escola Pro Capoeira;
Escola Integrando a Capoeira;
Escola de Capoeira Quilombola de Luz;

Realização:
Instituto Cultural Oeirense de Capoeira – ICOC

WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.42 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.41 3 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.41 2 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.41 1 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.41 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.40 3 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.40 2 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.40 1 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.40 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.39 2 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.39 1 WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.43.39

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...