Um jovem de 18 anos foi preso temporariamente nesta quarta-feira (6) suspeito de invadir o sistema judicial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e cadastrar um mandado de prisão contra um desafeto. A prisão de Raniel Henrique ocorreu na cidade de Itumbiara, em Goiás, durante cumprimento de mandado expedido na Operação Hard Reset.
De acordo com o delegado Yan Brayner, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, o suspeito teve acesso indevido ao login e senha de um magistrado do TJ-PI. Com as credenciais, ele cadastrou o mandado de prisão e chegou a inserir dados do rival no sistema como devedor de pensão alimentícia, além de realizar bloqueios de bens no Sisbajud.
As investigações apontam que Raniel também teria invadido sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Contas. A fraude foi descoberta após o juiz perceber a movimentação irregular e acionar as autoridades. “Ele utilizou as credenciais do magistrado para gerar bloqueios bancários fraudulentos e emitir ordens judiciais falsas”, informou Brayner.
A Operação Hard Reset foi autorizada pela Central de Inquéritos de Teresina, com base em relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público. Computadores, HDs e o celular do suspeito foram apreendidos para análise. A polícia apura se ele agia sozinho ou com apoio de uma organização criminosa.
O nome da operação faz referência ao termo tecnológico “Hard Reset”, usado para descrever a restauração de um sistema ao estado original, simbolizando o objetivo de restabelecer a segurança dos sistemas invadidos.
Fonte: Cidade Verde







