O senador Marcelo Castro (MDB), presidente estadual do partido, confirmou que o vice-governador Themístocles Filho ficará fora da chapa majoritária nas eleições de 2026. A vaga de vice será ocupada por um nome do PT. Apesar da exclusão, o MDB segue na base governista e negocia compensações com o governador Rafael Fonteles.
Entre as alternativas em discussão estão o retorno de Themístocles à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), apoio às candidaturas de seus filhos Felipe Sampaio (Alepi) e Marcos Aurélio (Câmara dos Deputados), além da possibilidade de assumir uma pasta em eventual governo reeleito, com destaque para a Secretaria de Saúde.
Marcelo Castro ressaltou que o MDB não cogitou romper a aliança com o governo. “O vice-governador é cargo de imensa importância, mas o governador se dispôs a compensar tanto o partido quanto o grupo político de Themístocles Filho”, afirmou.
Segundo reportagem do portal GP1, publicada em 25 de agosto, o senador avaliou como “natural” o retorno de Themístocles à Alepi, ocupando possivelmente a vaga do filho, deputado estadual Felipe Sampaio. Ele reiterou que o governador se comprometeu a oferecer compensações ao MDB e ao grupo de Themístocles.
As definições ainda estão em aberto. Até o momento, não há confirmação sobre qual alternativa será efetivada nem sobre a posição final de Themístocles Filho ou de seus herdeiros políticos no cenário eleitoral de 2026.
Informações Cidade verde







